IPEVS

Museu de História Natural de Cornélio Procópio – PR ganha espaço para animais vivos

O Museu de História Natural Mozart de Oliveira Vallim de Cornélio Procópio já conta com o Centro de Educação Ambiental Mundo Animal (CEAMA), projeto do Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente (IPEVS). Quinta-feira passada (25 de Outubro de 2007), em companhia do médico veterinário e biólogo, professor Rafael Haddad Manfio, e da bióloga Lívea Samara de Almeida e do diretor do Instituto Harpia de Pesquisa em História Natural, professor João Aparecido Galdino, inaugurou-se essa nova ala – agora com animais vivos – do museu que é mantido em parceria com a Prefeitura do Município.

Trata-se de mais um espaço para valorizar ainda mais o rico acervo municipal de educação ambiental. O museu, com mais de 5 mil peças de animais empalhados pelo sistema de taxidermia, é considerado como o mais completo do Brasil em seu segmento. Agora, além do acervo que já existia, é possível ver um serpentário vivo, com cobras das mais variadas espécies, e outros animais como aranhas, sapos, rãs e iguanas, entre outros.

Fauna e Flora – Com cinco anos de funcionamento e registrando quase 200 mil visitantes, o Instituto Harpia de Pesquisa em História Natural é o responsável pelo Museu de História Natural, instalado no prédio da antiga estação ferroviária. No local, os visitantes podem ter contado direto com os ecossistemas brasileiros como Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Amazônia e Exóticos, apresentando animais Taxidermizados pela equipe de técnicos do professor e biólogo João Galdino.

O presidente do IPEVS Rafael Haddad Manfio disse que o objetivo é acrescentar qualidade ao projeto de educação ambiental promovido pelo MHN. “Os visitantes poderão ver animais vivos como répteis, anfíbios e aracnídeos utilizados para educação ambiental e pesquisas científicas”, explicou. O CEAMA é mais uma oportunidade para estudantes terem contato direto com o mundo animal.

Fonte: ASCOM-CP (Cornélio Digital)
Por: Ataide Cuqui

Deixe um comentário