24 de setembro de 2012 | nenhum comentário »

CEAMA: Visitas em julho e agosto de 2012.

Escola Estadual Ruth Martinez Corrêa de Ribeirão do Pinhal em visita ao CEAMA. Foto: IPEVS

 

Aula prática para os alunos da Escola Estadual Ruth Martinez, que visitou o CEAMA em julho de 2012. Foto: IPEVS

 

Alunos e a a professora Regina Sayuri do Colégio Estadual Antônio Carlos de Nova Santa Bárbara - PR, em visita ao CEAMA em julho de 2012. Foto: IPEVS

 

Alunos do Colégio Nossa Senhora do Rosário de Cornélio Procópio - PR em visita ao CEAMA em agosto de 2012, monitoria realizada pelo estagiário do IPEVS Eduardo Regis Alves. Foto IPEVS

 

Escola Municipal Maria Pura Martinez Fraiz de Nova Fátima - PR, visitou o CEAMA em agosto de 2012, aula prática realizada pela estagiária do IPEVS Naiara Palumbo. Foto: IPEVS

 

Alunos do Colégio Nossa Senhora Medianeira de Santa Mariana - PR, aula prática realizada no CEAMA em agosto de 2012. Foto: IPEVS

 

Escola Pingo de Gente de Uraí - PR, monitoria realizada pela estagiária do IPEVS Naiara Palumbo, agosto de 2012. Foto: IPEVS

 

Escola Municipal Dom Bosco de Abatiá - PR, aula prática no CEAMA. Foto: IPEVS

 

Colégio Estadual Castro Alves de Cornélio Procópio - PR, alunos do 7º ano em aula prática no CEAMA. Foto: IPEVS

 

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Leila Domingos Chaerke de Nova Fátima. Foto: IPEVS

 

Alunos da Escola Rural Cruzeiro do Cedro de Nova América da Colina - PR. Foto: IPEVS

Também visitaram o CEAMA em julho e agosto a Escola Municipal Arthur Serafim Marques de Rancho Alegre – PR, a Escola Anastácio Cerezini de Alvorada do Sul – PR e a Escola Dom Bosco de Cornélio Procópio – PR.

Venha conhecer o Centro de Educação Ambiental Mundo Animal! Agende sua visita: ipevs@ipevs.org.br ou pelo telefone: 43-3523-5095.

 

 

 

 

 


11 de setembro de 2012 | nenhum comentário »

CEAMA recebe visita do Curso de Férias do Zoo de Bauru

No mês de julho o IPEVS recebeu a visita dos alunos que participaram do Curso de Férias do Zoológico de Bauru – SP.  O curso realizado no zoo tem como objetivo proporcionar as crianças o envolvimento com o meio ambiente.

Os alunos através do Curso de Férias tiveram a oportunidade de conhecer o CEAMA e Museu de História Natural de Cornélio Procópio.  A bióloga do zoo de Bauru Samantha Pereira que é a responsável pelo projeto, parabenizou o CEAMA pelo trabalho realizado e ressaltou a importância de centros de educação ambiental para conscientização da população.

Aluno do Curso de Férias do Zoo de Bauru em visita no CEAMA. Foto: IPEVS

Os Alunos do Curso de Férias do Zoo de Bauru em visita monitorada no CEAMA. Foto: IPEVS

 

Aula prática para os alunos do Curso de Férias de Bauru. Foto: IPEVS

 

Fonte: Ascom IPEVS

 

 


31 de agosto de 2012 | nenhum comentário »

Visitas recebidas pelo CEAMA no primeiro semestre de 2012.

O CEAMA – Centro de Educação Ambiental Mundo Animal, projeto desenvolvido pelo IPEVS, sendo uma de suas atividades a realização de visita monitorada de escolas, colégios e instituições de ensino superior. Proporcionando aos alunos o conhecimento, conscientização ambiental e contato com os animais através de um ambiente com mais de 25 espécies em exposição, entre essas, répteis, anfíbios e aracnídeos.

Mosato professor de Biologia, nosso parceiro com presença garantida em todos os anos com seus alunos de Cornélio, Londrina, e Rolândia.

Edna de Lourdes professora de Ciências do Colégio Estadual Antônio Bitonte, levou em maio os alunos do 7º ano para conhecer o CEAMA, disse que irá retornar com outras turmas, pois o resultado é muito positivo, os alunos curtem os animais e é possível perceber o brilho nos olhos de cada um ao ter contato com esses animais.

Também visitaram o CEAMA neste início de ano, o Instituto Federal do Paraná de Londrina -PR, alunos da Escola Educativa de Ibiporã- PR, Colégio Estadual Professora Adélia Antunes Lopes de Jataizinho- PR, Colégio José Gonçalves Mendonça de Maracaí – SP, Escola Estadual Afrânio Peixoto de Abatiá – PR, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – Campus Bandeirantes – PR, Colégio Estadual Joaquim Maria Machado de Assis de Santa Mariana – PR, Colégio Dom Bosco, Cornélio Procópio – PR, Centro de Línguas Estrangeiras – CELEM de Cornélio Prcópio – PR, Projeto Cantinho da Criança de Santa Mariana – PR, Colégio Estadual Antônio Iglesias de Ibiporã – PR, Colégio São Domingos de Faxinal do Céu – PR. Totalizando o recebimento de mais de 450 alunos somente no primeiro semestre de 2012.

Professores que ainda não realizaram visitas ao CEAMA ou já conhecem nosso trabalho e tenham interesse de retornar com outras turmas agende sua visita pelo email ipevs@ipevs.org.br ou pelos telefones: 43 -3523-5095 / 43-8434-6175.

Alunos do Colégio Estadual Professor Antônio Bitonte em aula prática realizada pela estagiária do IPEVS Naiara Palumbo. Foto: IPEVS

 

Professora do Colégio Professor Antônio Bitonte, Edna de Lourdes, agendou a visita para seus alunos do 7º ano do ensino fundamental. Foto: IPEVS

 

Colégio Estadual Joaquim Maria Machado de Assis de Santa Mariana - PR, com o Professor Eduardo Alves. Foto: IPEVS

 

Alunos do Colégio Joaquim Maria Machado de Assis de Santa Mariana -PR em aula prática. Foto: IPEVS

 

 

Alunos e Professores do Colégio Dom Bosco após visita e aula prática no CEAMA . Foto: IPEVS

 

Alunos do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Colégio Monteiro Lobato de Cornélio Procópio - PR. Foto: IPEVS

 

Alunos do CELEM em aula prática no CEAMA com a estagiária do IPEVS Renata Novaes. Foto: IPEVS

 

Visita do Projeto Cantinho da Criança de Santa Mariana - PR no CEAMA. Foto: IPEVS

 

Alunos do Projeto Cantinho da Criança em aula prática no CEAMA. Foto IPEVS

 

Alunos do Colégio São Domingos de Faxinal do Céu - PR. Foto: IPEVS


14 de junho de 2012 | nenhum comentário »

IAP comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Chefe do IAP, Devanil Bonni; Foto: Cornélio Notícias

Na terça-feira (5), o chefe do Instituto Ambiental do Paraná em Cornélio Procópio, Devanil José Boni, concedeu entrevista ao portal CN e relatou sobre as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

A equipe do IAP tinha programado levar as crianças para fazer o plantio de árvores na Mata São Francisco, porém devido às chuvas, eles não puderam realizar essa atividade, a qual será remarcada para outra data.

Além desta, também vai haver um evento de Educação Ambiental no município de Congonhinhas, no qual o IAP vai participar.

Boni ressalta que as pessoas devem preservar o meio ambiente por toda a vida e não apenas na data marcada no calendário, pois o trabalho de educação ambiental é realizado o ano inteiro, sendo fundamental para a sobrevivência do planeta.

 

Click e e ouça a entrevista de Devanil José Boni http://www.cornelionoticias.com.br/posts/10554/destaque/iap_comemora_o_dia_mundial_do_meio_ambiente/

 

Fonte: Cornélio Notícias


25 de maio de 2012 | nenhum comentário »

Uso do Fundo Estadual do Meio Ambiente será divulgado pela internet

O Conselho Administrativo do Fema (Fundo Estadual do Meio Ambiente) aprovou quarta-feira (23) as contas de 2011 e a previsão orçamentária para o ano de 2012. O planejamento de aplicação dos recursos e a prestação de contas serão divulgados no site www.iap.pr.gov.br, pelo link “Transparência Pública”.

O fundo é administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que recolhe autos de infração e taxas ambientais. Os recursos são usados para financiar planos e programas ou projetos para o controle, preservação, conservação e recuperação do meio ambiente.

Entre janeiro e abril, o fundo aumentou 13% em suas arrecadações, em comparação com o mesmo período do ano passado. O valor estimado para o este ano é de pouco mais de R$ 17 milhões. O conselho administrativo é composto por representantes do IAP, das secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e Abastecimento, do Planejamento e da Procuradoria Geral do Estado.

Para o presidente do Conselho e secretário do Meio Ambiente, Jonel Iurk, os números mostram um avanço significativo na gestão dos recursos. “Ainda há o que melhorar, mas avançamos muito. Principalmente na gestão dos recursos com planejamento e na democratização das informações, optando por colocar à disposição de todos a aplicação dos recursos no site do IAP, antes mesmo da lei de transparência pública”.

Os recursos serão aplicados em ações como educação ambiental e parcerias com o terceiro setor, agenda 21, gestão da qualidade do ar, recuperação de áreas degradadas, monitoramento da qualidade da água, programa Bioclima Paraná, monitoramento por satélites, apoio a faxinais, laboratórios do IAP, melhorias na infraestrutura dos órgãos ambientais, mapeamento de concentração de metais pesados e inventário de emissão de gases de efeito estufa.

OUTROS – Além do fundo, o IAP também apresentou crescimento de 20% de janeiro a abril na arrecadação de outros, se comparado com o mesmo período em 2011. Segundo Antenor de Matos Pinheiro, diretor administrativo-financeiro do IAP, essa arrecadação será usada para planejamento de reformas, aquisição de novos veículos e melhorias na infraestrutura das regionais. “Com planejamento estipulando prazos, o aumento da arrecadação dos recursos e ordenamento dos pagamentos, podemos planejar melhorias para a instituição”, explica.

Para o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, “o objetivo é dar melhores condições de trabalho aos funcionários para que, consequentemente, a população seja melhor atendida pelo órgão”.

OBRAS – O IAP está em fase de finalização de contrato com a empresa vencedora da licitação do Escritório Regional de Jacarezinho, executando obras da cobertura do barracão do viveiro florestal no Escritório Regional de União da Vitória. Além de reformas o telhado do laboratório e do almoxarifado em Curitiba. Estão em procedimento licitatório a troca do telhado e a pintura do almoxarifado da sede, além da troca de telhados dos Escritórios Regionais de Londrina, Morretes e Curitiba.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná


13 de janeiro de 2012 | nenhum comentário »

CEAMA encerra 2011 com a visita de 41 Escolas e Colégios de Cornélio e região.

O CEAMA – Centro de Educação Ambiental Mundo Animal, localizado no município de Cornélio Procópio – PR, projeto desenvolvido pelo IPEVS encerrou o ano de 2011 com a visita de 41 escolas e colégios de Cornélio Procópio e região totalizando mais 2000 estudantes atendidos.

O CEAMA fundado em 2007 pelo Médico Veterinário e Biólogo Rafael Haddad e a Bióloga Lívea Samara de Almeida, é um projeto que possibilita aos visitantes o contato com répteis, anfíbios e aracnídeos.

As escolas realizam um agendamento prévio, e na visita estes tem a oportunidade de conhecerem mais de 25 espécies em exposição. A visita é monitorada por estagiários que explicam e esclarecem dúvidas, finalizando com aulas práticas, que possibilita o contato dos alunos com os animais, contribuindo e ofertando aos estudantes conhecimento e conscientização ambiental.

As visitas podem ser agendadas através do email do IPEVS ipevs@ipevs.org.br, ou pelos telefones 43 -3523-5095 / 43-8434-6175.

 

Segue lista de escolas e colégios que visitaram o CEAMA em 2011:

 

*Colégio PGD – Londrina – PR

*Escola Municipal Eufrosina Ribeiro da Silva – São S. da Amoreira – PR

*Colégio Chácara da Emília – Cornélio Procópio – PR

*Colégio Dom Bosco – Cornélio Procópio – PR

*Colégio Estadual Anastácio Cerezini – Alvorada do Sul – PR

*Escola Pingo de Gente – Uraí – PR

*Escola Municipal São Tómas de Aquino – Sertanópolis – PR

*Colégio Estadual Antônio Iglésias – Ibiporã – PR

*Escola Estadual Ruth Martinez Corrêa – Ribeirão do Pinhal – PR

*Escola Municipal Luiz Deliberador – Sertanópolis – PR

*Colégio Monteiro Lobato – Alvorada do Sul – PR

*Escola Municipal Arthur Serafim Marques – Rancho Alegre – PR

*Colégio Estadual André Seugling – Projeto CELEM – Cornélio Procópio – PR

*Colégio Estadual Monteiro Lobato – Projeto CELEM – C. Procópio – PR

*Escola Alfa – Londrina – PR

*Colégio Estadual Monteiro Lobato – Cornélio Procópio – PR

*Escola Municipal Princesa Isabel – Jataizinho – PR

*Escola Municipal Tancredo Neves – Ribeirão do Pinhal – PR

*Escola Municipal Professor Vicente Rodrigues Monteiro – Jataizinho – PR

*Colégio Estadual Professora Cleia Godoy Fabrini da Silva – Londrina – PR

*Escola Estadual João Turin – São Sebastião da Amoreira – PR

*Colégio Nossa Senhora do Rosário – Cornélio Procópio – PR

*Colégio Estadual Unidade Polo – Ibiporã – PR

*Colégio São Paulo – Londrina – PR

*Escola Municipal Benedito Biasi Zanin – Sertanópolis – PR

*Centro de Educação Infantil Etelvina França Machado – Santa Mariana – PR

*Escola Municipal Wilson Chamilete – Jataizinho – PR

*Escola Estadual Padre Jerônimo – São Sebastião da Amoreira – PR

*Colégio Integrado Sônia Marcondes – Ibiporã – PR

*Escola Dom Pedro II – Jataizinho – PR

*Colégio Estadual Barão do Rio Branco – Londrina – PR

*Colégio Alfa – Rolândia – PR

*Colégio Rui Barbosa – Cornélio Procópio – PR

*Colégio Estadual José de Anchieta – Londrina – PR

*Escola Municipal Maria Pura Martinez Fraiz – Nova Fátima – PR

*Colégio Estadual do Campo Mario Zacarelli – Andirá – PR

*CEEBJA – Londrina – PR

*Escola Franciscano Divina Pastora – Uraí – PR

*APAE – Cornélio Procópio – PR

*Escola Estadual Maria Pereira – Leópolis – PR

*Colégio Estadual do Campo Dr. Antônio Pereira Lima – Santa Mariana – PR

 

CEAMA - Centro de Educação Ambiental Mundo Animal, localizado em Cornélio Procópio - PR; Foto: IPEVS

 

O CEAMA mantêm em exposição répteis, anfíbios e aracnídeos; Foto: IPEVS

 

Em 2011 o CEAMA recebeu a visita de mais de 2000 estudantes de Cornélio e região

 

Fonte: Ascom IPEVS


5 de outubro de 2011 | nenhum comentário »

Resíduos sólidos: educação é prioritária para mudança de comportamento

A mudança de comportamento da sociedade em relação aos resíduos sólidos, com o componente educacional que começa em casa e nas escolas. O engajamento e a mobilização popular para garantir o controle social na construção das políticas públicas para a gestão desses resíduos. Essas têm sido as bases dos debates na 2ª Audiência Pública, realizada na região Sul, que reúne os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Reunidos em Curitiba, os mais de 400 participantes da audiência, a exemplo do que já ocorreu em Campo Grande (MS), discutem a destinação ambientalmente correta de diversos tipos de resíduos; a questão econômica relacionada ao tema; e a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis.

Na abertura do evento, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ressaltou a importância do engajamento de todos na busca de soluções imediatas para um dos maiores problemas econômicos e sociais que o Brasil vem enfrentando. “Por isso estamos convidando a todos para esse engajamento. É essencial a participação da sociedade brasileira para que haja uma mudança de comportamento com relação aos resíduos. Sem essa participação e esse compromisso formal de todos os cidadãos não teremos como implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”.

O secretário de Meio Ambiente do Paraná, Jonel Nazareno Iurk, compartilhou a tese da importância da participação popular e da mudança de comportamento para que a implementação da nova política seja efetiva. Segundo ele, a gestão compartilhada e a responsabilidade de todos sobre o destino dos resíduos “lança um novo olhar sobre a questão”. Iurk disse que a Lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos passou a ser um divisor de águas com relação à percepção que se tem da geração de resíduos no Brasil.

O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki, reiterou que não se constrói políticas públicas sem a participação social. “Para chegarmos a bons resultados, é necessária a responsabilidade compartilhada”. O secretário garantiu que não se construirá uma nova realidade sem a participação de todos os atores.

Bonduki alertou que a situação atual dos resíduos no Brasil não é boa. Falta, segundo ele, principalmente informação, conforme o indicado pelo diagnóstico realizado pelo Instituto de Políticas Econômicas (Ipea). Ele informou, por exemplo, que 75% dos municípios brasileiros têm lixões e que isso tem de ser interrompido. “A alteração dessa realidade passa pela mudança de modelo. Temos de começar a mudar tudo isso a partir de nossas casas, no processo de produção industrial, para que tenhamos menos quantidade de resíduos indo parar nos aterros”.

Ele disse ainda que é preciso mudar a mentalidade de que resíduos se constituem problemas. “Eles são recursos que vão gerar riquezas”.

O representante dos Catadores de Materiais Recicláveis, Alexandre Cardoso, alertou para a situação de exclusão do sistema econômico vivida pela sua categoria. “Quando o catador é incluído, toda sua família é incluída e a economia cresce”, disse.

O representante do Ipea, Albino Alvarez, que apresentou aos participantes o diagnóstico produzido pelo Instituto, disse que o Brasil precisa aprender com a região Sul a preocupação com o destino dos resíduos. “Aqui essa preocupação é mais enraizada. É uma questão de educação. O conjunto de experiências da região Sul deve ser compartilhada com o restante do País”, disse.

Audiências - As audiências Públicas fazem parte do processo de construção do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Assim como a Consulta Pública, disponível no sítio eletrônico do Ministério do Meio Ambiente, elas são instrumentos que o Estado utiliza para conversar com a população. Por meio delas, torna-se possível garantir a participação da sociedade na construção das políticas públicas.

Estão previstas cinco audiências até o início de dezembro deste ano. A primeira ocorreu em Campo Grande (MS) e reuniu todos os estados do Centro-Oeste. A segunda está sendo realizada na região Sul e a terceira está marcada para a cidade de São Paulo e, na sequência, serão realizados os encontros das regiões Nordeste (Recife) e Norte (Belém).

Fonte: Suelene Gusmão/ MMA


15 de agosto de 2011 | nenhum comentário »

Rede Globo lança game que desafia jogador a proteger o meio ambiente

Missão Bioma 1 (Foto: Reprodução)

A Rede Globo lança, nesta segunda-feira (15), um novo jogo na internet – o Missão Bioma. No game, o jogador tem o desafio de ajudar a proteger os seis biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas – de ameaças como tratores com motosserras e bichos contaminados por poluição.  Ele faz isso gerenciando recursos e posicionando estrategicamente os seus personagens num tabuleiro virtual.

O jogo combina raciocínio e estratégia com ação e rapidez. Cada personagem colocado no tabuleiro do jogo impede de maneira diferente o avanço dos agentes da devastação.

Missão Bioma 2 (Foto: Reprodução)

Jogador terá de ajudar a proteger os seis biomas brasileiros. (Foto: Reprodução)

Online e gratuito, Missão Bioma é o primeiro newsgame – jogo com conteúdo jornalístico – da Rede Globo.

Para melhorar seu desempenho, o participante tem de ler ou assistir notícias da Rede Globo sobre meio ambiente e responder perguntas sobre elas. Também pode compartilhar conteúdo noticioso sobre questões ambientais com seus amigos.

A proposta é que o jogo seja uma forma diferente e divertida de se manter atualizado sobre o que acontece no campo ambiental no Brasil.

Missão Bioma foi desenvolvido dentro do Projeto Globo Natureza, que inclui reportagens especiais nos telejornais da emissora, programetes exibidos nos intervalos da programação, além da editoria Natureza do portal G1, com notícias de meio ambiente atualizadas em tempo real.

Missão Bioma 3 (Foto: Reprodução)

O principal desafio do game é impedir o avanço da destruição nos biomas brasileiros. Acima, a caatinga. (Foto: Reprodução)

Para jogar, basta acessar missaobioma.g1.globo.com.

Fonte: Globo Naureza


5 de agosto de 2011 | nenhum comentário »

Paraíba sedia o 1º Colóquio de Educação Ambiental para o Semiárido

O evento, que ocorre até domingo (7), conta com o apoio do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e patrocínio do CNPq.

Ocorre em João Pessoa (PB), até domingo (7), o 1º Colóquio de Educação Ambiental para o Semiárido. No evento serão discutidas formas de conservação da Caatinga e implementação de políticas públicas para o Semiárido brasileiro.

Para o evento são esperados 400 participantes da região Nordeste, representando os diferentes espaços educativos e da sociedade civil. Serão realizadas atividades programadas que incluem conferências, palestras, minicursos, mesas-redondas e apresentação de trabalhos orais (GTs), apresentações culturais, assim como lançamentos e feira de livros.

Promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem realização do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (PPGE/CE) da UFPB, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) “Educação Ambiental e Ensino de Ciências” (Gepea/Gepec), participação da Rede de Educação para o Semiárido Brasileiro (Resab) – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual de Campina Grande (UEPB), Universidade Estadual do Rio do Norte (UERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade Regional do Cariri (Urca), patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Prefeitura Municipal de Mari e Prefeitura Municipal de Alagoa Grande e apoio do Instituto Nacional do Semiárido (Insa).

Fonte: Ascom do Insa


27 de julho de 2011 | nenhum comentário »

Líderes religiosos debatem preservação do ambiente em Jerusalém

Representantes das comunidades cristã, judia e muçulmana se reuniram nesta semana em Jerusalém para debater uma forma de conscientizar seus fiéis sobre a importância de se preservar o ambiente.

“O respeito a Deus exige também o respeito a sua criação e a natureza”, manifestou ao jornal israelense “Jerusalem Post” o bispo auxiliar do patriarcado de Jerusalém, William Shomali.

Ele participou na segunda-feira (25) da apresentação do Centro InterConfessional de Desenvolvimento Sustentável.

“Somos visitantes nesta Terra e a abandonaremos algum dia, mas precisamos deixá-la limpa para as próximas gerações”, disse o clérigo.

“Se a Terra está poluída, se o Mediterrâneo está poluído, está poluído para todos, cristãos, muçulmanos e judeus”, destacou Shomali, que considerou necessário “estudar a crise ambiental, que é parte da crise ética, moral e espiritual”.

O novo grupo religioso-ecologista, liderado pelo rabino Yonatan Neril, conseguiu neste mês que o Conselho de Instituições Religiosas da Terra Santa assinasse a “Declaração da Terra Santa sobre Mudança Climática”, que pede para o mundo reduzir o consumo e enfrentar os problemas ambientais.

O texto pede “a toda pessoa de fé” para que reduza suas emissões do efeito estufa e peça a seus líderes políticos que adotem “objetivos fortes, obrigatórios e com base científica para diminuir os gases do efeito estufa a fim de evitar os piores perigos da crise do clima”.

O ministro de Assuntos Religiosos palestino, Salah Zuheika, assinalou sobre o Corão: “Alá fala de tudo, sobre a natureza, o ar, os animais, e pede aos seres humanos não só que usem a natureza, mas que a protejam.”

O rabino David Rosen ressaltou também o caráter temporário da estada dos homens na Terra e sugeriu aos líderes religiosos que incentivem seus fiéis a consumir menos carne. A produção do alimento representa “uma das maiores causas de contaminação e de consumo de água”.

Fonte: Da EFE


« Página anterior





Categorias

Tópicos recentes

Meta

 

setembro 2017
S T Q Q S S D
« mar    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

24 de setembro de 2012 | nenhum comentário »

CEAMA: Visitas em julho e agosto de 2012.

Escola Estadual Ruth Martinez Corrêa de Ribeirão do Pinhal em visita ao CEAMA. Foto: IPEVS

 

Aula prática para os alunos da Escola Estadual Ruth Martinez, que visitou o CEAMA em julho de 2012. Foto: IPEVS

 

Alunos e a a professora Regina Sayuri do Colégio Estadual Antônio Carlos de Nova Santa Bárbara - PR, em visita ao CEAMA em julho de 2012. Foto: IPEVS

 

Alunos do Colégio Nossa Senhora do Rosário de Cornélio Procópio - PR em visita ao CEAMA em agosto de 2012, monitoria realizada pelo estagiário do IPEVS Eduardo Regis Alves. Foto IPEVS

 

Escola Municipal Maria Pura Martinez Fraiz de Nova Fátima - PR, visitou o CEAMA em agosto de 2012, aula prática realizada pela estagiária do IPEVS Naiara Palumbo. Foto: IPEVS

 

Alunos do Colégio Nossa Senhora Medianeira de Santa Mariana - PR, aula prática realizada no CEAMA em agosto de 2012. Foto: IPEVS

 

Escola Pingo de Gente de Uraí - PR, monitoria realizada pela estagiária do IPEVS Naiara Palumbo, agosto de 2012. Foto: IPEVS

 

Escola Municipal Dom Bosco de Abatiá - PR, aula prática no CEAMA. Foto: IPEVS

 

Colégio Estadual Castro Alves de Cornélio Procópio - PR, alunos do 7º ano em aula prática no CEAMA. Foto: IPEVS

 

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Leila Domingos Chaerke de Nova Fátima. Foto: IPEVS

 

Alunos da Escola Rural Cruzeiro do Cedro de Nova América da Colina - PR. Foto: IPEVS

Também visitaram o CEAMA em julho e agosto a Escola Municipal Arthur Serafim Marques de Rancho Alegre – PR, a Escola Anastácio Cerezini de Alvorada do Sul – PR e a Escola Dom Bosco de Cornélio Procópio – PR.

Venha conhecer o Centro de Educação Ambiental Mundo Animal! Agende sua visita: ipevs@ipevs.org.br ou pelo telefone: 43-3523-5095.

 

 

 

 

 


11 de setembro de 2012 | nenhum comentário »

CEAMA recebe visita do Curso de Férias do Zoo de Bauru

No mês de julho o IPEVS recebeu a visita dos alunos que participaram do Curso de Férias do Zoológico de Bauru – SP.  O curso realizado no zoo tem como objetivo proporcionar as crianças o envolvimento com o meio ambiente.

Os alunos através do Curso de Férias tiveram a oportunidade de conhecer o CEAMA e Museu de História Natural de Cornélio Procópio.  A bióloga do zoo de Bauru Samantha Pereira que é a responsável pelo projeto, parabenizou o CEAMA pelo trabalho realizado e ressaltou a importância de centros de educação ambiental para conscientização da população.

Aluno do Curso de Férias do Zoo de Bauru em visita no CEAMA. Foto: IPEVS

Os Alunos do Curso de Férias do Zoo de Bauru em visita monitorada no CEAMA. Foto: IPEVS

 

Aula prática para os alunos do Curso de Férias de Bauru. Foto: IPEVS

 

Fonte: Ascom IPEVS

 

 


31 de agosto de 2012 | nenhum comentário »

Visitas recebidas pelo CEAMA no primeiro semestre de 2012.

O CEAMA – Centro de Educação Ambiental Mundo Animal, projeto desenvolvido pelo IPEVS, sendo uma de suas atividades a realização de visita monitorada de escolas, colégios e instituições de ensino superior. Proporcionando aos alunos o conhecimento, conscientização ambiental e contato com os animais através de um ambiente com mais de 25 espécies em exposição, entre essas, répteis, anfíbios e aracnídeos.

Mosato professor de Biologia, nosso parceiro com presença garantida em todos os anos com seus alunos de Cornélio, Londrina, e Rolândia.

Edna de Lourdes professora de Ciências do Colégio Estadual Antônio Bitonte, levou em maio os alunos do 7º ano para conhecer o CEAMA, disse que irá retornar com outras turmas, pois o resultado é muito positivo, os alunos curtem os animais e é possível perceber o brilho nos olhos de cada um ao ter contato com esses animais.

Também visitaram o CEAMA neste início de ano, o Instituto Federal do Paraná de Londrina -PR, alunos da Escola Educativa de Ibiporã- PR, Colégio Estadual Professora Adélia Antunes Lopes de Jataizinho- PR, Colégio José Gonçalves Mendonça de Maracaí – SP, Escola Estadual Afrânio Peixoto de Abatiá – PR, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – Campus Bandeirantes – PR, Colégio Estadual Joaquim Maria Machado de Assis de Santa Mariana – PR, Colégio Dom Bosco, Cornélio Procópio – PR, Centro de Línguas Estrangeiras – CELEM de Cornélio Prcópio – PR, Projeto Cantinho da Criança de Santa Mariana – PR, Colégio Estadual Antônio Iglesias de Ibiporã – PR, Colégio São Domingos de Faxinal do Céu – PR. Totalizando o recebimento de mais de 450 alunos somente no primeiro semestre de 2012.

Professores que ainda não realizaram visitas ao CEAMA ou já conhecem nosso trabalho e tenham interesse de retornar com outras turmas agende sua visita pelo email ipevs@ipevs.org.br ou pelos telefones: 43 -3523-5095 / 43-8434-6175.

Alunos do Colégio Estadual Professor Antônio Bitonte em aula prática realizada pela estagiária do IPEVS Naiara Palumbo. Foto: IPEVS

 

Professora do Colégio Professor Antônio Bitonte, Edna de Lourdes, agendou a visita para seus alunos do 7º ano do ensino fundamental. Foto: IPEVS

 

Colégio Estadual Joaquim Maria Machado de Assis de Santa Mariana - PR, com o Professor Eduardo Alves. Foto: IPEVS

 

Alunos do Colégio Joaquim Maria Machado de Assis de Santa Mariana -PR em aula prática. Foto: IPEVS

 

 

Alunos e Professores do Colégio Dom Bosco após visita e aula prática no CEAMA . Foto: IPEVS

 

Alunos do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Colégio Monteiro Lobato de Cornélio Procópio - PR. Foto: IPEVS

 

Alunos do CELEM em aula prática no CEAMA com a estagiária do IPEVS Renata Novaes. Foto: IPEVS

 

Visita do Projeto Cantinho da Criança de Santa Mariana - PR no CEAMA. Foto: IPEVS

 

Alunos do Projeto Cantinho da Criança em aula prática no CEAMA. Foto IPEVS

 

Alunos do Colégio São Domingos de Faxinal do Céu - PR. Foto: IPEVS


14 de junho de 2012 | nenhum comentário »

IAP comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Chefe do IAP, Devanil Bonni; Foto: Cornélio Notícias

Na terça-feira (5), o chefe do Instituto Ambiental do Paraná em Cornélio Procópio, Devanil José Boni, concedeu entrevista ao portal CN e relatou sobre as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

A equipe do IAP tinha programado levar as crianças para fazer o plantio de árvores na Mata São Francisco, porém devido às chuvas, eles não puderam realizar essa atividade, a qual será remarcada para outra data.

Além desta, também vai haver um evento de Educação Ambiental no município de Congonhinhas, no qual o IAP vai participar.

Boni ressalta que as pessoas devem preservar o meio ambiente por toda a vida e não apenas na data marcada no calendário, pois o trabalho de educação ambiental é realizado o ano inteiro, sendo fundamental para a sobrevivência do planeta.

 

Click e e ouça a entrevista de Devanil José Boni http://www.cornelionoticias.com.br/posts/10554/destaque/iap_comemora_o_dia_mundial_do_meio_ambiente/

 

Fonte: Cornélio Notícias


25 de maio de 2012 | nenhum comentário »

Uso do Fundo Estadual do Meio Ambiente será divulgado pela internet

O Conselho Administrativo do Fema (Fundo Estadual do Meio Ambiente) aprovou quarta-feira (23) as contas de 2011 e a previsão orçamentária para o ano de 2012. O planejamento de aplicação dos recursos e a prestação de contas serão divulgados no site www.iap.pr.gov.br, pelo link “Transparência Pública”.

O fundo é administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que recolhe autos de infração e taxas ambientais. Os recursos são usados para financiar planos e programas ou projetos para o controle, preservação, conservação e recuperação do meio ambiente.

Entre janeiro e abril, o fundo aumentou 13% em suas arrecadações, em comparação com o mesmo período do ano passado. O valor estimado para o este ano é de pouco mais de R$ 17 milhões. O conselho administrativo é composto por representantes do IAP, das secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e Abastecimento, do Planejamento e da Procuradoria Geral do Estado.

Para o presidente do Conselho e secretário do Meio Ambiente, Jonel Iurk, os números mostram um avanço significativo na gestão dos recursos. “Ainda há o que melhorar, mas avançamos muito. Principalmente na gestão dos recursos com planejamento e na democratização das informações, optando por colocar à disposição de todos a aplicação dos recursos no site do IAP, antes mesmo da lei de transparência pública”.

Os recursos serão aplicados em ações como educação ambiental e parcerias com o terceiro setor, agenda 21, gestão da qualidade do ar, recuperação de áreas degradadas, monitoramento da qualidade da água, programa Bioclima Paraná, monitoramento por satélites, apoio a faxinais, laboratórios do IAP, melhorias na infraestrutura dos órgãos ambientais, mapeamento de concentração de metais pesados e inventário de emissão de gases de efeito estufa.

OUTROS – Além do fundo, o IAP também apresentou crescimento de 20% de janeiro a abril na arrecadação de outros, se comparado com o mesmo período em 2011. Segundo Antenor de Matos Pinheiro, diretor administrativo-financeiro do IAP, essa arrecadação será usada para planejamento de reformas, aquisição de novos veículos e melhorias na infraestrutura das regionais. “Com planejamento estipulando prazos, o aumento da arrecadação dos recursos e ordenamento dos pagamentos, podemos planejar melhorias para a instituição”, explica.

Para o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, “o objetivo é dar melhores condições de trabalho aos funcionários para que, consequentemente, a população seja melhor atendida pelo órgão”.

OBRAS – O IAP está em fase de finalização de contrato com a empresa vencedora da licitação do Escritório Regional de Jacarezinho, executando obras da cobertura do barracão do viveiro florestal no Escritório Regional de União da Vitória. Além de reformas o telhado do laboratório e do almoxarifado em Curitiba. Estão em procedimento licitatório a troca do telhado e a pintura do almoxarifado da sede, além da troca de telhados dos Escritórios Regionais de Londrina, Morretes e Curitiba.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná


13 de janeiro de 2012 | nenhum comentário »

CEAMA encerra 2011 com a visita de 41 Escolas e Colégios de Cornélio e região.

O CEAMA – Centro de Educação Ambiental Mundo Animal, localizado no município de Cornélio Procópio – PR, projeto desenvolvido pelo IPEVS encerrou o ano de 2011 com a visita de 41 escolas e colégios de Cornélio Procópio e região totalizando mais 2000 estudantes atendidos.

O CEAMA fundado em 2007 pelo Médico Veterinário e Biólogo Rafael Haddad e a Bióloga Lívea Samara de Almeida, é um projeto que possibilita aos visitantes o contato com répteis, anfíbios e aracnídeos.

As escolas realizam um agendamento prévio, e na visita estes tem a oportunidade de conhecerem mais de 25 espécies em exposição. A visita é monitorada por estagiários que explicam e esclarecem dúvidas, finalizando com aulas práticas, que possibilita o contato dos alunos com os animais, contribuindo e ofertando aos estudantes conhecimento e conscientização ambiental.

As visitas podem ser agendadas através do email do IPEVS ipevs@ipevs.org.br, ou pelos telefones 43 -3523-5095 / 43-8434-6175.

 

Segue lista de escolas e colégios que visitaram o CEAMA em 2011:

 

*Colégio PGD – Londrina – PR

*Escola Municipal Eufrosina Ribeiro da Silva – São S. da Amoreira – PR

*Colégio Chácara da Emília – Cornélio Procópio – PR

*Colégio Dom Bosco – Cornélio Procópio – PR

*Colégio Estadual Anastácio Cerezini – Alvorada do Sul – PR

*Escola Pingo de Gente – Uraí – PR

*Escola Municipal São Tómas de Aquino – Sertanópolis – PR

*Colégio Estadual Antônio Iglésias – Ibiporã – PR

*Escola Estadual Ruth Martinez Corrêa – Ribeirão do Pinhal – PR

*Escola Municipal Luiz Deliberador – Sertanópolis – PR

*Colégio Monteiro Lobato – Alvorada do Sul – PR

*Escola Municipal Arthur Serafim Marques – Rancho Alegre – PR

*Colégio Estadual André Seugling – Projeto CELEM – Cornélio Procópio – PR

*Colégio Estadual Monteiro Lobato – Projeto CELEM – C. Procópio – PR

*Escola Alfa – Londrina – PR

*Colégio Estadual Monteiro Lobato – Cornélio Procópio – PR

*Escola Municipal Princesa Isabel – Jataizinho – PR

*Escola Municipal Tancredo Neves – Ribeirão do Pinhal – PR

*Escola Municipal Professor Vicente Rodrigues Monteiro – Jataizinho – PR

*Colégio Estadual Professora Cleia Godoy Fabrini da Silva – Londrina – PR

*Escola Estadual João Turin – São Sebastião da Amoreira – PR

*Colégio Nossa Senhora do Rosário – Cornélio Procópio – PR

*Colégio Estadual Unidade Polo – Ibiporã – PR

*Colégio São Paulo – Londrina – PR

*Escola Municipal Benedito Biasi Zanin – Sertanópolis – PR

*Centro de Educação Infantil Etelvina França Machado – Santa Mariana – PR

*Escola Municipal Wilson Chamilete – Jataizinho – PR

*Escola Estadual Padre Jerônimo – São Sebastião da Amoreira – PR

*Colégio Integrado Sônia Marcondes – Ibiporã – PR

*Escola Dom Pedro II – Jataizinho – PR

*Colégio Estadual Barão do Rio Branco – Londrina – PR

*Colégio Alfa – Rolândia – PR

*Colégio Rui Barbosa – Cornélio Procópio – PR

*Colégio Estadual José de Anchieta – Londrina – PR

*Escola Municipal Maria Pura Martinez Fraiz – Nova Fátima – PR

*Colégio Estadual do Campo Mario Zacarelli – Andirá – PR

*CEEBJA – Londrina – PR

*Escola Franciscano Divina Pastora – Uraí – PR

*APAE – Cornélio Procópio – PR

*Escola Estadual Maria Pereira – Leópolis – PR

*Colégio Estadual do Campo Dr. Antônio Pereira Lima – Santa Mariana – PR

 

CEAMA - Centro de Educação Ambiental Mundo Animal, localizado em Cornélio Procópio - PR; Foto: IPEVS

 

O CEAMA mantêm em exposição répteis, anfíbios e aracnídeos; Foto: IPEVS

 

Em 2011 o CEAMA recebeu a visita de mais de 2000 estudantes de Cornélio e região

 

Fonte: Ascom IPEVS


5 de outubro de 2011 | nenhum comentário »

Resíduos sólidos: educação é prioritária para mudança de comportamento

A mudança de comportamento da sociedade em relação aos resíduos sólidos, com o componente educacional que começa em casa e nas escolas. O engajamento e a mobilização popular para garantir o controle social na construção das políticas públicas para a gestão desses resíduos. Essas têm sido as bases dos debates na 2ª Audiência Pública, realizada na região Sul, que reúne os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Reunidos em Curitiba, os mais de 400 participantes da audiência, a exemplo do que já ocorreu em Campo Grande (MS), discutem a destinação ambientalmente correta de diversos tipos de resíduos; a questão econômica relacionada ao tema; e a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis.

Na abertura do evento, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ressaltou a importância do engajamento de todos na busca de soluções imediatas para um dos maiores problemas econômicos e sociais que o Brasil vem enfrentando. “Por isso estamos convidando a todos para esse engajamento. É essencial a participação da sociedade brasileira para que haja uma mudança de comportamento com relação aos resíduos. Sem essa participação e esse compromisso formal de todos os cidadãos não teremos como implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”.

O secretário de Meio Ambiente do Paraná, Jonel Nazareno Iurk, compartilhou a tese da importância da participação popular e da mudança de comportamento para que a implementação da nova política seja efetiva. Segundo ele, a gestão compartilhada e a responsabilidade de todos sobre o destino dos resíduos “lança um novo olhar sobre a questão”. Iurk disse que a Lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos passou a ser um divisor de águas com relação à percepção que se tem da geração de resíduos no Brasil.

O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki, reiterou que não se constrói políticas públicas sem a participação social. “Para chegarmos a bons resultados, é necessária a responsabilidade compartilhada”. O secretário garantiu que não se construirá uma nova realidade sem a participação de todos os atores.

Bonduki alertou que a situação atual dos resíduos no Brasil não é boa. Falta, segundo ele, principalmente informação, conforme o indicado pelo diagnóstico realizado pelo Instituto de Políticas Econômicas (Ipea). Ele informou, por exemplo, que 75% dos municípios brasileiros têm lixões e que isso tem de ser interrompido. “A alteração dessa realidade passa pela mudança de modelo. Temos de começar a mudar tudo isso a partir de nossas casas, no processo de produção industrial, para que tenhamos menos quantidade de resíduos indo parar nos aterros”.

Ele disse ainda que é preciso mudar a mentalidade de que resíduos se constituem problemas. “Eles são recursos que vão gerar riquezas”.

O representante dos Catadores de Materiais Recicláveis, Alexandre Cardoso, alertou para a situação de exclusão do sistema econômico vivida pela sua categoria. “Quando o catador é incluído, toda sua família é incluída e a economia cresce”, disse.

O representante do Ipea, Albino Alvarez, que apresentou aos participantes o diagnóstico produzido pelo Instituto, disse que o Brasil precisa aprender com a região Sul a preocupação com o destino dos resíduos. “Aqui essa preocupação é mais enraizada. É uma questão de educação. O conjunto de experiências da região Sul deve ser compartilhada com o restante do País”, disse.

Audiências - As audiências Públicas fazem parte do processo de construção do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Assim como a Consulta Pública, disponível no sítio eletrônico do Ministério do Meio Ambiente, elas são instrumentos que o Estado utiliza para conversar com a população. Por meio delas, torna-se possível garantir a participação da sociedade na construção das políticas públicas.

Estão previstas cinco audiências até o início de dezembro deste ano. A primeira ocorreu em Campo Grande (MS) e reuniu todos os estados do Centro-Oeste. A segunda está sendo realizada na região Sul e a terceira está marcada para a cidade de São Paulo e, na sequência, serão realizados os encontros das regiões Nordeste (Recife) e Norte (Belém).

Fonte: Suelene Gusmão/ MMA


15 de agosto de 2011 | nenhum comentário »

Rede Globo lança game que desafia jogador a proteger o meio ambiente

Missão Bioma 1 (Foto: Reprodução)

A Rede Globo lança, nesta segunda-feira (15), um novo jogo na internet – o Missão Bioma. No game, o jogador tem o desafio de ajudar a proteger os seis biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas – de ameaças como tratores com motosserras e bichos contaminados por poluição.  Ele faz isso gerenciando recursos e posicionando estrategicamente os seus personagens num tabuleiro virtual.

O jogo combina raciocínio e estratégia com ação e rapidez. Cada personagem colocado no tabuleiro do jogo impede de maneira diferente o avanço dos agentes da devastação.

Missão Bioma 2 (Foto: Reprodução)

Jogador terá de ajudar a proteger os seis biomas brasileiros. (Foto: Reprodução)

Online e gratuito, Missão Bioma é o primeiro newsgame – jogo com conteúdo jornalístico – da Rede Globo.

Para melhorar seu desempenho, o participante tem de ler ou assistir notícias da Rede Globo sobre meio ambiente e responder perguntas sobre elas. Também pode compartilhar conteúdo noticioso sobre questões ambientais com seus amigos.

A proposta é que o jogo seja uma forma diferente e divertida de se manter atualizado sobre o que acontece no campo ambiental no Brasil.

Missão Bioma foi desenvolvido dentro do Projeto Globo Natureza, que inclui reportagens especiais nos telejornais da emissora, programetes exibidos nos intervalos da programação, além da editoria Natureza do portal G1, com notícias de meio ambiente atualizadas em tempo real.

Missão Bioma 3 (Foto: Reprodução)

O principal desafio do game é impedir o avanço da destruição nos biomas brasileiros. Acima, a caatinga. (Foto: Reprodução)

Para jogar, basta acessar missaobioma.g1.globo.com.

Fonte: Globo Naureza


5 de agosto de 2011 | nenhum comentário »

Paraíba sedia o 1º Colóquio de Educação Ambiental para o Semiárido

O evento, que ocorre até domingo (7), conta com o apoio do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e patrocínio do CNPq.

Ocorre em João Pessoa (PB), até domingo (7), o 1º Colóquio de Educação Ambiental para o Semiárido. No evento serão discutidas formas de conservação da Caatinga e implementação de políticas públicas para o Semiárido brasileiro.

Para o evento são esperados 400 participantes da região Nordeste, representando os diferentes espaços educativos e da sociedade civil. Serão realizadas atividades programadas que incluem conferências, palestras, minicursos, mesas-redondas e apresentação de trabalhos orais (GTs), apresentações culturais, assim como lançamentos e feira de livros.

Promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem realização do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (PPGE/CE) da UFPB, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) “Educação Ambiental e Ensino de Ciências” (Gepea/Gepec), participação da Rede de Educação para o Semiárido Brasileiro (Resab) – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual de Campina Grande (UEPB), Universidade Estadual do Rio do Norte (UERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade Regional do Cariri (Urca), patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Prefeitura Municipal de Mari e Prefeitura Municipal de Alagoa Grande e apoio do Instituto Nacional do Semiárido (Insa).

Fonte: Ascom do Insa


27 de julho de 2011 | nenhum comentário »

Líderes religiosos debatem preservação do ambiente em Jerusalém

Representantes das comunidades cristã, judia e muçulmana se reuniram nesta semana em Jerusalém para debater uma forma de conscientizar seus fiéis sobre a importância de se preservar o ambiente.

“O respeito a Deus exige também o respeito a sua criação e a natureza”, manifestou ao jornal israelense “Jerusalem Post” o bispo auxiliar do patriarcado de Jerusalém, William Shomali.

Ele participou na segunda-feira (25) da apresentação do Centro InterConfessional de Desenvolvimento Sustentável.

“Somos visitantes nesta Terra e a abandonaremos algum dia, mas precisamos deixá-la limpa para as próximas gerações”, disse o clérigo.

“Se a Terra está poluída, se o Mediterrâneo está poluído, está poluído para todos, cristãos, muçulmanos e judeus”, destacou Shomali, que considerou necessário “estudar a crise ambiental, que é parte da crise ética, moral e espiritual”.

O novo grupo religioso-ecologista, liderado pelo rabino Yonatan Neril, conseguiu neste mês que o Conselho de Instituições Religiosas da Terra Santa assinasse a “Declaração da Terra Santa sobre Mudança Climática”, que pede para o mundo reduzir o consumo e enfrentar os problemas ambientais.

O texto pede “a toda pessoa de fé” para que reduza suas emissões do efeito estufa e peça a seus líderes políticos que adotem “objetivos fortes, obrigatórios e com base científica para diminuir os gases do efeito estufa a fim de evitar os piores perigos da crise do clima”.

O ministro de Assuntos Religiosos palestino, Salah Zuheika, assinalou sobre o Corão: “Alá fala de tudo, sobre a natureza, o ar, os animais, e pede aos seres humanos não só que usem a natureza, mas que a protejam.”

O rabino David Rosen ressaltou também o caráter temporário da estada dos homens na Terra e sugeriu aos líderes religiosos que incentivem seus fiéis a consumir menos carne. A produção do alimento representa “uma das maiores causas de contaminação e de consumo de água”.

Fonte: Da EFE


« Página anterior