Presidente do IPEVS realiza palestra sobre animais selvagens em Assis

 

Foi realizado sábado (27 de Outubro de 2007), o primeiro Encontro sobre Animais Selvagens promovido pela Unesp, onde alunos dos cursos de Biologia e Biotecnologia participaram de palestras e oficinas práticas.

De acordo com um dos organizadores, Paulo Roberto Ramos de Oliveira Júnior, a iniciativa visa ampliar o conhecimento sobre o comportamento dos animais e estimular a conscientização da necessidade de sua preservação. “Todo o encontro foi desenvolvido pelo Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS) que há na universidade; aproveitamos que a região tem uma vegetação de cerrado e um resquício de mata atlântica para abordar o tema”, explica. “Em Assis há uma área rural extensa com elevado índice de animais selvagens, ameaçados pelos homens e vice-versa. Por isso, mostramos aos alunos as formas de abordagem e captura desses animais”, complementa Júnior.

O encontro começou com a palestra “Captura de Primatas” ministrada pelo Médico Veterinário Marcos Massaaki Shiozawa; depois os participantes debateram o “Manejo e Conservação de Répteis” com o Médico Veterinário e Biólogo Rafael Haddad Manfio. Os alunos puderam realizar exercícios práticos com serpentes, lagartos e quelônios.

À tarde, os estudantes tiveram a palestra “Captando recursos para projetos”, ministrado pela Médica Veterinária Cynthia Elisa Widner e, por fim, houve a palestra “Ecologia Alimentar de Morcegos Neotropicais”, seguida de exercícios práticos com Chiropteos, ministrado pela bióloga Janaína Gazarini.

“As palestras foram excelentes e aprendemos muito sobre cada assunto abordado. O grupo de estudos é uma atividade extra curricular muito importante; encontros assim permitem a troca de conhecimentos com professores e demais envolvidos”, avaliou o aluno do terceiro ano de Biologia, Felipe de Oliveira.

Toda a programação foi aplicada no anfiteatro “Antônio Merisse” e, ao menos, 200 alunos participaram da iniciativa.

Segundo o professor Carlos Alberts, coordenador do laboratório de Comportamento Animal, não há um número aproximado de animais selvagens na região, entretanto sabe-se que existem onças pardas e outros mamíferos. “O grupo de estudos pesquisa também animais silvestres e na região, temos um grande número de mamíferos e répteis. Em relação às aves, um estudo feito há três anos mostra que existem cerca de 150 espécies. Esses animais vivem em áreas como o Horto Florestal e zona rural”, explica. 

FONTE:  Diário de Assis (Portal Palmital)

download the thor

Deixe seu comentário


You must be logged in to post a comment.




Categorias

Tópicos recentes

Meta

 

maio 2019
S T Q Q S S D
« mar    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031