Eco Feira começa em Búzios

Búzios passa a realizar a partir da quarta-feira passada, uma Eco Feira, espaço alternativo de saúde, qualidade de vida e bem estar, cujo objetivo é valorizar o meio ambiente e os produtos da cidade. Quem comparecer ao local, poderá encontrar produtos como banana, acerola, couve, alface, rúcula, cebolinha, manjericão, couve-flor, mel, aipim, cana, entre outros. A Eco Feira vai funcionar às quartas e aos sábados, de 8h às 17h, na Praça do Profeta, em frente à Policlínica.

heat download dvdrip

• O que seria a Eco Feira?

• Quais os outros projetos ecológicos de Búzios?

Segue texto abaixo

Quem já foi a uma feira, sabe que elas sempre acontecem em determinado dia da semana e lá estão dispostos diversos produtos de origem vegetal e animal para as pessoas escolherem aquilo que querem. É batata! Com a Eco Feira não é muito diferente. Só que, em vez de frutas e legumes “comuns”, numa feira ecológica somente se pode encontrar vegetais totalmente livres de agrotóxicos.

Em Búzios, a Eco Feira é a primeira etapa de um grande projeto de produção agronômica, que pretende fazer com que os legumes, frutas e verduras de Búzios sejam consumidos na sua forma natural. Assim, a intenção é criar um espaço alternativo de saúde, qualidade de vida e bem estar da população buziana. A Secretaria do Meio Ambiente da cidade, então, está estimulando os produtores locais a plantarem alimentos de forma que fiquem o mais saudáveis possível. A Eco Feira passa a ser fixa em Búzios e acontece todas as quartas e sábados, das 8h às 17h.

Paralelamente a isso, estão acontecendo na cidade, grandes projetos ambientais. O maior deles é o Parque dos Corais. A cidade conta com uma incrível quantidade de corais raros que fazem com que a pesca seja possível. O problema é que, com a poluição ambiental, esses corais acabam não sobrevivendo. A criação do Parque dos Corais aconteceu nesse fim de semana e tem o objetivo de preservar essa vegetação marinha. Esse é um projeto a longo prazo. Foi feito um mapeamento que detectou os principais bancos de corais que precisam de proteção.

A intenção é que, em alguns anos, os corais em lugar de serem extintos, sejam multiplicados. Algumas escolas já foram fazer visitações a esse novo parque. No último fim de semana, a ONG Coral Vivo realizou uma limpeza no local. Foram retirados pneus, latas, garrafas e toda a espécie de lixo que degradava, destruía o ambiente e o tornava não-propício ao desenvolvimento dos corais. Além disso, essa ONG, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente disponibilizará, principalmente, entre escolas e pousadas.

Nesses mesmos lugares, já há campanhas de conscientização em relação à coleta seletiva, outro projeto da cidade. Com isso, o objetivo é sensibilizar as pessoas para que elas percebam a importância de se separar o lixo para a reciclagem. A longo prazo, isso pode causar um esvaziamento no aterro sanitário de São Pedro, que recebe quase todo o lixo de Búzios e no antigo lixão, que está em processo de revitalização para ser um destino adequado ao lixo.

Além desse projeto, ainda há o de capacitação de maricultores. A Secretaria do Meio Ambiente tem uma parceria com cursos de cidades vizinhas para educar os pescadores quanto ao cultivo adequado de ostras, mariscos e outros animais marinhos. E também há um outro projeto de Eco Turismo, em que alunos do Ensino Médio das escolas públicas de Búzios recebem um curso de turismo ecológico e podem trabalhar como monitores de trilhas na cidade.

Fonte: Ariane Rodrigues – Assessoria da Prefeitura de Búzios

the tourist psp

Deixe seu comentário


You must be logged in to post a comment.


Novidades por Email



Categorias

Tópicos recentes

Meta

 

janeiro 2022
S T Q Q S S D
« mar    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31