Orangotangos são bons atores, sugere estudo observacional

Orangotangos podem atuar. Eles foram flagrados fazendo pantomimas nas quais expressavam intenções por meio de encenações. A descoberta desafia a visão que esse tipo de comportamento é exclusivamente humano.

Já era sabido que grandes macacos, como orangotangos e chimpanzés, são capazes de gesticular de forma coerente. Eles podem jogar um objeto quando estão furiosos, por exemplo. Mas isso é diferente da demonstração de ações que são intencionalmente simbólicas ou referenciais – comportamento conhecido como pantomima.

“A pantomima é considerada unicamente humana”, diz Anne Russon, da Universidade York, em Toronto, Canadá. “É baseada na imitação, recriando comportamentos vistos em algum outro lugar, considerados complexos e fora da capacidade de compreensão da maioria das espécies.”

Contudo, Russon observou vários casos de pantomima ao longo dos anos em que trabalhou com grandes macacos. Para obter mais provas, Russon e sua colega Kristin Andrews buscaram, em arquivos coletados durante 20 anos, amostras de comportamento de orangotangos reabilitados livres.

Fingimento – Elas encontraram 18 casos de orangotangos capazes de interpretar mensagens. Algumas vezes era uma mímica simples, como coçar-se usando um pauzinho, provavelmente para encorajar outro orangotango a coçar o ator.

Em casos mais elaborados, orangotangos fingem ser incapazes de fazer algo para obter ajuda. Um dos animais chegou até a reencenar um evento que aconteceu no passado, quando um pesquisador usou uma folha para tratar um machucado no pé de um orangotango jovem.

Muitos desses casos são da pesquisa de Russo. Alguns foram filmados, como o caso de Siti, que fingiu ser incapaz de abrir um coco, fingiu uma expressão de derrota e imitou a ação humana de abrir o coco com um facão.

A maioria das pantomimas observadas ocorreram entre orangotangos e humanos. Mas os macacos não foram ensinados, diz Russo. “Elas ocorreram durante a comunicação normal; não foram incitadas pelo pesquisador.”

Apesar disso, esses grandes macacos estavam acostumados ao contato humano. A questão que fica é se o comportamento também seria observado em orangotangos selvagens.

O estudo foi publicado no periódico “Biology Letters”.

Fonte: Folha.com

Deixe seu comentário


You must be logged in to post a comment.




Categorias

Tópicos recentes

Meta

 

abril 2019
S T Q Q S S D
« mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930