Remanescente de Mata Atlântica preserva aves

Estudo feito no remanescente de Mata Atlântica, em Pombos, identificou 11 espécies endêmicas, 10 delas ameaçadas de extinção

Levantamento realizado em fragmento florestal de Pombos, a 57 quilômetros do Recife, revela a presença de 11 espécies de aves endêmicas da Mata Atlântica, 10 delas consideradas ameaçadas de extinção. A pesquisa foi feita entre abril de 2007 e maio de 2008 na Mata da Ronda, um remanescente de vegetação nativa com 512 hectares. Endêmicos, lembram os especialistas em conservação, são os animais ou plantas restritos a um bioma ou região.

 

O estudo, de autoria de Gilmar Beserra de Farias, Angélica Uejima e Glauco Pereira, está na edição de julho-agosto da revista Atualidades Ornitológicas. Além de identificar as espécies, o grupo quantificou cada uma delas. A mais abundante é a choca-da-mata, pássaro de aproximadamente 15 centímetros que se alimenta de insetos. Na Mata da Ronda, a ave procura alimento no solo, ramos e folhas, ocupando diferentes planos da floresta.

 

Durante a pesquisa, os ornitólogos registraram ainda grupos de três e até de quatro tipos de aves deslocando-se sob as árvores do lugar em busca de alimento. Uma exceção à regra, uma vez que bandos de pássaros compostos de várias espécies que comem insetos são característicos de grandes extensões de floresta, e não de pequenos fragmentos.

buy the control film

 

Para Gilmar Beserra, professor da Universidade Federal de Pernambuco (Centro Acadêmico de Vitória) e primeiro autor do artigo científico, localizar espécies endêmicas e ameaçadas de extinção é importante para nortear as políticas de conservação da biodiversidade no Nordeste.

 

“Algumas dessas aves ocorrem em ambientes restritos e apresentam certa vulnerabilidade, demandando esforços dos tomadores de decisão para a criação de uma unidade de conservação, por exemplo, com o objetivo de diminuir o risco de extinção local dessas espécies”, justifica.

 

A Mata da Ronda é um dos fragmentos do chamado Centro de Endemismo Pernambuco, compreendido pela floresta atlântica localizada entre Alagoas e Rio Grande do Norte.

 

Nessa área há 38 espécies de aves endêmicas. Já na Mata Atlântica de Pernambuco, existem 41 tipos de aves ameaçadas de extinção. No Brasil, esse ecossistema abriga 682 espécies de aves, das quais 83 estão ameaçadas de extinção e 207 são endêmicas.

Jornal do Commercio, 12/10

Deixe seu comentário


You must be logged in to post a comment.




Categorias

Tópicos recentes

Meta

 

agosto 2018
S T Q Q S S D
« mar    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031