Embrapa prevê pico de cheia entre 22 de abril e 5 de maio no Pantanal

Água vem subindo 4 centímetros por dia em Ladário (MS).
Instituição alerta pecuaristas para que se preparem para remover gado.

A Embrapa divulgou nesta quinta-feira (31) nova previsão de cheia para o Rio Paraguai, o principal da região do Pantanal. De acordo com a previsão dos pesquisaodores da instituição, o rio chegará ao pico de cheia entre os dias 22 de abril e 5 de maio . Desde o dia 15 de março o rio vem subindo 4 centímetros por dia na régua de medição de Ladário (MS).

A região deve ter um comportamento diferente este ano porque já recebeu grande quantidade de chuvas entre janeiro e a primeira quinzena de março. De acordo com a Embrapa, não está claro ainda como será o efeito das duas ondas de cheia que atingem a planície pantaneira.

A primeira delas, que já ocorreu, é a que veio das bacias dos Rios Miranda e Aquidauana, provocada pela chuva de aproximadamente 900 mm do início do ano. Esses rios de planalto têm uma resposta mais rápida às chuvas.

A cheia anual do Rio Paraguai é provocada pelas chuvas que atingem a borda do Pantanal entre o final de um ano e início de outro, mas elas ainda não chegaram à régua de Ladário. Essas águas levam de três a quatro meses para chegar a planície pantaneira.

A Embrapa alerta os pecuaristas da região do Nabileque para que, ao primeiro sinal de chegada das águas, comecem a retirar o gado das fazendas. Há cerca de 300 mil cabeças de gado na área. Na região do Abobral, que já inundou, havia cerca de 100 mil cabeças e muitos animais morreram porque não houve tempo para sua retirada. Somente em Corumbá (MS), a Embrapa calcula em R$ 120 milhões as perdas com a cheia.

Muito gado já foi perdido na cheia deste ano no Pantanal. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Muito gado já foi perdido na cheia deste ano
no Pantanal. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fonte: Globo Natureza/SP

Deixe seu comentário


You must be logged in to post a comment.




Categorias

Tópicos recentes

Meta

 

outubro 2019
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031