Filhotes de gambá recebem cuidados da equipe do IPEVS

Resgates de animais silvestres nas regiões urbanas, como gambás e quatis, são procedimentos realizados pelo IPEVS com freqüência em Cornélio Procópio.

 

Na manhã do dia 27 de setembro de 2011, Aline S. F. S. Pereira proprietária da Mega Som, na rua Amazonas, ao abrir sua loja avistou na calçada uma fêmea de gambá adulta morta e um filhote morto, ao observar com mais cuidado notou a presença de mais filhotes dentro do marsúpio da mãe. Aline entrou em contato com a equipe do IPEVS e relatou que provavelmente os animais haviam sido atropelados e que é frequente a presença desta espécie no local, solicitou então ajuda para a manutenção dos filhotes. A equipe do IPEVS deslocou-se até o local e recolheu os 6 filhotes que restavam para que pudessem receber os cuidados necessários.

 

Os gambás são mamíferos marsupiais, ou seja, apresentam uma bolsa abdominal a qual os filhotes permanecem por um período de desenvolvimento, semelhante ao canguru. Sua presença na região urbana está relacionada principalmente à disponibilidade de restos de alimentos, insetos e abrigos (forros de casa, porões).

 

Os filhotes foram encaminhados para o Centro de Educação Ambiental Mundo animal e estão sob cuidados da equipe do IPEVS, alguns morreram provavelmente devido a debilidade natural dos filhotes criados sem a presença da mãe.

Gambá adulta morta e um filhote morto; Animais provavelmente atropelados (Fotos: IPEVS)

Aline S. F. S. Pereira proprietária da Mega Som, com os filhotes do Gambá. (Foto: IPEVS)

 

Fonte: Ascom IPEVS

Deixe seu comentário


You must be logged in to post a comment.




Categorias

Tópicos recentes

Meta

 

janeiro 2022
S T Q Q S S D
« mar    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31