Centro de Educação Ambiental "Mundo Animal"

Foi inaugurado em Outubro de 2007 em Cornélio Procópio, ao lado do Museu “Mozart Vallim” de História Natural (antiga Estação Ferroviária), o Centro de Educação Ambiental “Mundo Animal”, que faz parte do Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente.

A criação deste centro é a continuação de um trabalho realizado durante sete anos na Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus “Luiz Meneghel” – Bandeirantes - PR, pelo Médico Veterinário e Biólogo Rafael Haddad Manfio, e mais recentemente, pela Bióloga Lívea Samara de Almeida, idealizadores deste projeto. A estrutura montada com o apoio do Instituto Ambiental do Paraná e da Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio e de várias empresas particulares permite a visitação pública monitorada e conta com 25 diferentes espécies de répteis, anfíbios e aracnídeos.

O CEAMA desenvolve estudos com répteis, anfíbios e aracnídeos, disponibiliza cursos e oferece à população a chance de conhecer e ter contato com o fantástico mundo destes animais, através da visitação monitorada e da conscientização ambiental. Além disso, estabelece parcerias com outras instituições ambientais, universidades e escolas de toda região, oferecendo oportunidades de estágio para estudantes interessados.

Nestes sete meses de funcionamento o CEAMA já recebeu mais de 4.000 visitantes, e busca aumentar substancialmente este número através de futuras ampliações em sua estrutura e no desenvolvimento deste trabalho.

O Centro é dirigido pelo médico veterinário e biólogo Rafael Haddad Manfio e coordenado pela Bióloga Lívea Samara de Almeida, contando atualmente com o trabalho voluntário de 5 estagiários que atuam no manejo dos animais e na monitoria das visita. Todos os envolvidos estão empenhados em desenvolver um belo trabalho tornando a cidade um centro de excelência em educação ambiental.

Agende sua visita:

CELULAR: (43) 8435-6175
FONE/FAX: (43) 3523-5095
E-mail: ipevs@ipevs.org.br