IPEVS

Educação Ambiental

O IPEVS-CAFS realiza práticas educativas e ações didáticas, utilizando como ferramentas de educação ambiental animais vivos e subprodutos da fauna (ecdises, placas dérmicas, estrutura externa do ovo, etc), por meio da visita didática monitorada e previamente agendada, atendendo as condições técnicas de bem-estar e segurança dos animais e dos visitantes.
As atividades de educação ambiental buscam transmitir conhecimento científico aos visitantes, informar sobre a biologia e comportamento animal, esclarecer mitos, orientar sobre a prevenção de acidentes com animais peçonhentos e principalmente incentivar a importância da preservação das espécies, despertando uma consciência ecológica voltada à conservação ambiental.

Localizado no município de Cornélio Procópio-PR, no Bosque Municipal Manoel Júlio de Almeida, o espaço de educação ambiental do IPEVS, possui em seu acervo biológico exemplares de aracnídeos (aranhas e escorpiões), anfíbios (anuros), répteis (serpentes, lagartos e quelônios) e aves pertencentes à fauna brasileira e exótica.

As espécies utilizadas para as atividades de educação ambiental são mantidas em cativeiro devido à impossibilidade de serem devolvidas para o habitat natural. O IPEVS atende diariamente o público, disponibilizando dados biológicos das espécies em fichas com informações sobre tamanho, distribuição geográfica e tipo de alimentação.

Além disso, todos os visitantes são acompanhados por monitores que esclarecem dúvidas e ministram aulas práticas previamente agendadas, direcionadas às instituições de ensino básico, médio e superior.

O trabalho realizado promove uma grande mudança comportamental do indivíduo, pois a informação associada ao contato próximo com os animais quebra pré-conceitos acerca dos mesmos, e desperta uma nova consciência em relação ao meio ambiente, interferindo a favor da preservação da vida das espécies.
O IPEVS, com as atividades educativas, é o único espaço na região que possibilita o contato da comunidade com estes animais e o aperfeiçoamento de graduandos e profissionais na área de animais silvestres.

IPEVS - Educação Ambiental

Agende sua visita didática monitorada!

Local: Bosque Municipal Manoel Júlio de Almeida

Horário:

1ª quinzena do mês: 09:00 às 12:00 horas
2ª quinzena do mês: 14:00 às 17:00 horas
1º Sábado e Domingo do mês: 14:00 às 17:00 horas

1ª quinzena do mês: 09:00 às 12:00 horas
2ª quinzena do mês: 14:00 às 17:00 horas
1º Sábado e Domingo do mês: 14:00 às 17:00 horas

Telefone: (43) 98435-6175