IPEVS

Conheça o

IPEVS

Conheça o

IPEVS

Fundado em 2008, o IPEVS que é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, tratando-se de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, com autonomia administrativa e financeira.
O IPEVS, tem por objetivo desenvolver e executar projetos nas áreas de educação, educação ambiental, meio ambiente, medicina veterinária, biologia, manejo de animais silvestres e conservação da Fauna e Flora.
Visa atuar principalmente nas relações sócio-ambientais, no intuito da integração e harmonia entre seres humanos, fauna, flora e a biodiversidade.
Um dos projetos do IPEVS é o Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS), dessa forma, atua como colaborador de instituições como o IAT (Instituto Água e Terra), Polícia Ambiental e IBAMA, recebendo animais oriundos de apreensões, resgates e entrega voluntária, realizando atendimento médico veterinário e mantendo-os, se necessário, cativos ou destinando-os para soltura em áreas de preservação.

Ainda, o IPEVS-CAFS, possui um espaço voltado para atividades de educação ambiental, que por meio da visita didática-científica ao acervo de animais vivos e da atuação de monitores responsáveis pelo acompanhamento e atendimento ao público, motiva a sensibilização ecológica.
Assim, as atividades desenvolvidas pelo IPEVS foram reconhecidas pela Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio como de Utilidade Pública, o qual foi declarada a instituição por meio da Lei Municipal 395 de 2008.

E em 2012, o IPEVS foi declarado como de Utilidade Pública Estadual, Lei Estadual 17.394/12, publicado em Diário Oficial do Estado do Paraná nº 8859, folha 3.
No ano de 2013 o IPEVS foi qualificado como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, publicado em Diário Oficial da União nº126, folhas 32 e 33.
O IPEVS mantém suas atividades com recursos provenientes das prestações de serviços relacionadas a área ambiental como elaboração e execução de projetos técnicos, licenciamentos, monitoramentos, assessoria e consultoria ambiental, cursos, treinamentos e educação ambiental.
Dessa maneira, a prestação dos referidos serviços possibilita a manutenção da instituição com recurso próprio, bem como a manutenção do projeto IPEVS-CAFS.

Projetos

IPEVS – Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS)

O projeto IPEVS-CAFS, é o manejo da fauna silvestre em cativeiro de animais oriundos de resgates, apreensões e entrega voluntária, do município de Cornélio Procópio e região, encaminhados pelo IAT – Instituto Água e Terra, Polícia Ambiental, IBAMA e Corpo de Bombeiros. Esses animais encaminhados para o IPEVS recebem atendimento médico veterinário, manejo alimentar e sanitário de acordo com as particularidades de cada espécie.

De acordo com cada atendimento é verificado as condições de soltura (reintrodução), ou necessidade de recuperação e ou reabilitação do indivíduo.
Quando verificado condições satisfatórias para soltura, o animal é encaminhado ao escritório regional do IAT de Cornélio Procópio (ERCOP), indicando a recomendação de tal procedimento, preferencialmente em área próxima ao local de resgate.

No entanto, os animais silvestres que não apresentam condições de retorno ao seu ambiente natural, são mantidos na instituição ou então encaminhados para outros centros, por intermédio do Setor de Fauna do IAT – SEFAU.
Além das instalações para o manejo da fauna silvestre, o IPEVS mantém uma estrutura de biotério de roedores e insetos os quais são utilizados como fonte de alimentos para os animais mantidos cativos ou atendidos pela instituição.
Destaca-se que o atendimento e manejo de animais silvestres é uma demanda existente, e que sua realização resulta além do cuidado e bem-estar animal a possibilidade de desenvolvimento de atividades inerentes como promoção da educação ambiental, pesquisa científica e extensão de ensino.

Estágio

Venha realizar estágio no IPEVS!

São oferecidos estágios na modalidade curricular e extracurricular, nas áreas de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. 

Envie seu currículo lattes e carta de intenção constando o período em que deseja estagiar para:

  • E-mail: ipevs@ipevs.org.br
  • Contato: (43) 98435-6175

Estágio

Venha realizar estágio no IPEVS!

São oferecidos estágios na modalidade curricular e extracurricular, nas áreas de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária.
Envie seu currículo lattes e carta de intenção constando o período em que deseja estagiar para:
  • E-mail: ipevs@ipevs.org.br
  • Contato: (43) 98435-6175