IPEVS

Excesso de água abre duas das três comportas da Usina de Itaipu, no PR

Duas das três comportas da barragem da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, estão abertas para escoar o excesso de água. São cerca de 11 mil metros cúbicos de água por segundo (m³/s). O volume é quase oito vezes maior do que a vazão média das Cataratas do Iguaçu, que é de 1,5 mil m³/s. De acordo com as informações da Itaipu, nesta quinta-feira (17) foi registrado o maior vertimento (termo usado para a vazão) de águas escoadas, 13,500 mil m³/s.

É a segunda vez nesse ano que a usina precisou abrir as comportas. A medida é necessária em decorrência das chuvas que atingiram Minas Gerais, ainda no mês de janeiro. “Como a Itaipu é a última usina da bacia do Paraná, as águas das chuvas vão descendo [desde MG] e vão enchendo os reservatórios das demais usinas. Os reservatórios enchem e a água que sobra vai escoando até chegar à Itaipu”, explicou ao G1, a responsável pela Comunicação Social da Usina de Itaipu, Patrícia Liliana Iunovich.

A partir de 10 mil m³/s a usina costuma abrir uma segunda calha para eliminar o volume de água que não foi utilizado na produção de energia elétrica. “A terceira é aberta só em casos excepcionais”, disse Iunovich. As duas calhas estão abertas desde a terça-feira (15). Normalmente, apenas uma delas verte água.

Contudo, as águas que produzem uma linda imagem causa prejuízos, no lado paraguaio da fronteira. A alta vazão em Itaipu e também na bacia do Rio Iguaçu, aumenta o nível do Rio Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai. Em Cidade do Leste, no país vizinho, a praça de um bairro ficou toda submersa. Casas ficaram com água na altura da janela. Segundo os paraguaios, sempre que chove muito no Brasil a situação se repete.

Fonte: Ariane Ducati/ G1

Deixe um comentário