IPEVS

Índios se reúnem com ministros no Planalto e criticam Belo Monte

Carvalho, Izabella Teixeira, Lobão e Padilha receberam indígenas.
Grupo de índios está acampado na Esplanada dos Ministérios.

Líderes de comunidades indígenas se reuniram com ministros no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (5) para entregar uma pauta de reivindicações que inclui críticas à construção das usinas de Santo Antonio e Jirau, em Rondônia, e Belo Monte, no Pará. Eles participam de um acampamento na Esplanada dos Ministérios que reúne mais de 800 índios de 230 povos.

No Planalto, o grupo foi recebido pelos ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, de Minas e Energia, Edison Lobão, da Saúde, Alexandre Padilha, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, além do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, e do presidente da Funai, Márcio Meira.

A presidente Dilma Rousseff participaria da reunião, mas, como se recupera de uma pneumonia, decidiu passar a tarde sem compromissos oficiais, no Palácio da Alvorada. Na primeira parte do dia, ela recebeu o presidente da Alemanha, Christian Wulff.

Além de pedir um maior diálogo sobre a construção de usinas, os índios defenderam, de acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, a aprovação do projeto de lei que cria o Conselho Nacional de Política Indigenista. Eles querem ainda que a reforma política contemple a questão indígena e pediram garantias de participação na elaboração do Plano Plurianual 2011-2014, que traçará os compromissos do governo Dilma nos quatro anos de mandato.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, o grupo também pediu que a Funai acelere o processo de retirada de invasores em terras indígenas. Em resposta às reivindicações, Gilberto Carvalho afirmou que irá agendar um encontro dessas lideranças com Dilma. Ele afirmou ainda, segundo a assessoria, que o governo vai analisar a pauta apresentada pelos índios, “mesmo que não seja possível atender a todas as demandas”.

Fonte: Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília

Deixe um comentário