IPEVS

Há menos de uma centena de golfinhos-de-Irrawaddy, afirma WWF

Animal proveniente do Camboja tem alta chance de desaparecer, diz estudo.
Número foi obtido a partir de censo realizado por ambientalistas.

Estudo divulgado nesta quarta-feira (17) pela organização ambiental WWF afirma que a população de golfinhos-de-Irrawaddy (Orcaella brevirostris), encontrada no Rio Mekong, no Camboja, está em declínio e com alta chance de desaparecer.

O documento afirma que restam apenas 85 animais da espécie, número obtido a partir de identificação fotográfica realizada no rio, um dos principais do Sudeste Asiático. Os golfinhos vivem em um trecho de 190 quilômetros de extensão, que vai até a divisa com o Laos.

De acordo com Li Lifeng, diretor do WWF, os exemplares foram identificados pela barbatana dorsal, que funciona equivalente à impressão digital dos seres humanos).

“Usamos essa informação para estimar o tamanho da população. É forte a evidência de que poucos animais jovens chegam à idade adulta, ou seja, os golfinhos velhos não são substituídos”, disse o pesquisador.

Ainda segundo o porta-voz da organização ambiental, para salvar a espécie da extinção é necessária uma ação conjunta de conservação.  O golfinho-de-Irrawaddy foi classificado em situação crítica de ameaça na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na tradução do inglês).

Golfinh (Foto: Divulgação/WWF Camboja)
Imagem de golfinho-de-Irrawaddy capturado com rede de pesca no Rio Mekong, no Camboja. Estudo do WWF afirma que restam apenas 85 animais da espécie na região e que a população está em declínio (Foto: Divulgação/WWF Camboja)

Fonte: Globo Natureza, São Paulo

Deixe um comentário