IPEVS

Área correspondente a 64 campos de futebol é devastada no Paraná

Uma área equivalente a 64 campos de futebol foi devastada na região da Lapa, munícipio da Região Metropolitana de Curitiba. O crime foi divulgado nesta terça-feira (4), pela Polícia Ambiental do Paraná – Força Verde. O proprietário da área foi autuado em R$ 514,5 mil.

Polícia Ambiental encaminhou informações para o Ministério Público do Paraná (Foto: Divulgação)Polícia Ambiental encaminhou informações para o Ministério Público do Paraná (Foto: Divulgação)

A policia teve conhecimento do crime a partir de uma denúncia anônima e, na semana passada, policiais foram até o local verificar as informações. De acordo com o tenente da Força Verde, Marcel Elias dos Santos, não havia ninguém na área e o dono da propriedade foi notificado para comparecer a qualquer unidade policial.

O proprietário se apresentou nesta terça-feira, no posto da Polícia Ambiental da Lapa. “Ele tem 20 dias para recorrer da multa junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP)”, explicou ao G1 o tenente Marcel dos Santos.

A polícia afirmou ter repassado para o Ministério Público informações para que seja iniciado um processo criminal.

Área desmatada possuia árvores em extinção (Foto: Divulgação)Área desmatada possuia árvores em extinção
(Foto: Divulgação)

Segundo o tenente, a propriedade possui 48 hectares e fica na localidade de Palmital de Cima. A área está inserida no Bioma da Mata Atlântica e possuía vegetação nativa em estágio médio de regeneração.

A vegetação destruída continha Pinheiros, Araucárias e Imbuias que são espécies ameaçadas de extinção de acordo com a lista oficial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Possivelmente os troncos de madeiras apreendidos serão destinadas para doação, afirmou Marcel dos Santos.

A legislação ambiental prevê que diante da raridade das plantas devastadas, a multa seja agravada em 50%.

Fonte: Bibiana Dinísio – RPC TV / Globo Natureza

Deixe um comentário