IPEVS

Ano Internacional da Biodiversidade será comemorado em 2010

MCT pede ao Conselho do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) sugestões para que o Brasil participe ativamente das celebrações

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Sped) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Barreto de Castro, pediu, nesta quinta-feira (13), aos participantes do Conselho do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), sugestões para que o Brasil atue mais ativamente no Ano Internacional da Biodiversidade, que será comemorado em 2010.

 

“O país tem projetos importantes, além de uma das maiores biodiversidade do mundo. Temos que mostrar as ações do PPBio, que trata o setor com singularidade, produzindo resultados concretos”, afirmou Barreto de Castro na 5ª Reunião do Conselho, realizada em Brasília.

 

O Ano Internacional da Biodiversidade foi instituído em 20 de dezembro de 2006, na Assembleia Geral das Nações Unidas que determinou a sua comemoração em 2010.

 

A Assembleia designou o Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica [Convention on Biological Diversity] como ponto focal para o Ano e convidou-o a cooperar com as outras agências do Sistema das Nações Unidas, com acordos multilaterais ambientais, com organizações internacionais e outros atores, visando a chamar maior atenção internacional para a perda contínua da biodiversidade.

 

Avaliação

 

Na reunião, a coordenadora Geral de Política e Programa em Biodiversidade da Seped, Maria Luiza Braz, apresentou o Relatório de Avaliação Externa do PPBio. “Segundo os avaliadores, o PPbio preencheu uma lacuna importante no setor de ciência e tecnologia brasileira, pois o Brasil é o detentor da maior biodiversidade do planeta e não tinha um programa de pesquisa bem estruturado sobre este tema”, disse.

 

O relatório do PPBio mostra como pontos fortes o surgimento de uma política de geração de conhecimento sobre a biodiversidade amazônica e do semi-árido, a mobilização de centenas de pesquisadores e estudantes em pesquisas sobre biodiversidade, entre outros.

(Assessoria de Comunicação do MCT)

Deixe um comentário