IPEVS

Brasil possui população com maior consciência sobre o aquecimento global

Sabemos que ainda há muito a fazer em relação às emissões de gases do efeito estufa e controle de queimadas da Amazônia Brasileira. No entanto, uma notícia divulgada pelo Pew Global Attitudes Project demonstra que os Brasileiros são a população com maior consciência sobre os problemas representados pelo Aquecimento Global, com 90%. Em segundo lugar vieram  os Argentinos com 69%.



O levantamento foi realizado em 25 países e incluiu potências mundiais e países em desenvolvimento. Dentre os pesquisados estão Estados Unidos, China, Índia, França, Quênia e Polônia. Um quadro com todos os países encontra-se no final deste texto. A pergunta apresentada era: Você considera o Aquecimento Global um problema grave? Por mais inacreditável que possa parecer, enquanto 90% de Brasileiros disseram sim, nos Estados Unidos, apenas 44% apontaram a mesma opção. Uma das explicações é a de que a crise financeira fez com que assuntos econômicos tivessem mais atenção para a população.



Um dado chama a atenção, pois, segundo o estudo, no ano de 2002 apenas 20% da população Brasileira demonstrava preocupação referente a temas ligados ao Meio Ambiente. Outra informação foi a de que 48% dos Brasileiros estariam dispostos a pagar um pouco mais por energia, alimentação e outros para diminuir a emissão de gases nocivos. Nos Estados Unidos este percentual cai para 41%. Ainda com relação ao estudo, 79% dos Brasileiros disseram aceitar um crescimento econômico mais lento se a razão fosse a preservação ambiental. Nos Estados Unidos o percentual é de 64% neste item. Pode-se visualizar o documento original em http://pewglobal.org/reports/pdf/264.pdf

de-pessoas-que-consideram-o-aquecimento-global-como-problema

Deixe um comentário