IPEVS

Stefane

Rinocerontes ameaçados por caça vão para santuário de helicóptero

Há dez anos, o Ministério do Meio Ambiente e Turismo da Namíbia, juntamente com entidades assistenciais que atuam no país como a Save the Rhino, vem promovendo o transporte de cerca de 8 mil rinocerontes ameaçados para áreas de conservação. Os transportes se dão por via terrestre, mas, se necessário, até mesmo, por helicópteros, já …

Rinocerontes ameaçados por caça vão para santuário de helicóptero Leia mais »

Reserva legal no Código Florestal divide agricultores e ambientalistas

Na discussão do novo Código Florestal, que acontece no Congresso, ambientalistas e produtores ainda estão longe de um acordo sobre o tamanho da reserva legal, a área de mata que os agricultores, por lei, precisam deixar preservada em suas propriedades. Em Uruguaiana, na fronteira do Brasil com a Argentina, está um dos mais eficientes polos …

Reserva legal no Código Florestal divide agricultores e ambientalistas Leia mais »

Governo não aceita anistiar quem desmatou, diz ministra do Meio Ambiente

Apesar da posição conciliatória para a votação do novo Código Florestal, que deve ocorrer na próxima semana na Câmara, o governo não abre mão de punir quem desmatou e descarta conceder anistia às multas aplicadas no passado, disse nesta quinta-feira (28) a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ao participar de um debate sobre o …

Governo não aceita anistiar quem desmatou, diz ministra do Meio Ambiente Leia mais »

PT diz que não votará Código Florestal sem pelo menos uma semana para analisar mudanças

O PT voltou a insistir nesta quarta-feira (27) que não aceitará votar o Código Florestal no plenário da Câmara caso não tenha uma ou duas semanas para examinar o substitutivo do deputado Aldo Rebelo. Deputados petistas ouvidos pela Folha afirmaram que não há tempo hábil para discutir a proposta caso o novo texto de Rebelo, …

PT diz que não votará Código Florestal sem pelo menos uma semana para analisar mudanças Leia mais »

Debate sobre Código Florestal não contempla urbanização desordenada

Quando chuvas fortes atingem as cidades, podem provocar tragédias por meio de deslizamentos de morros e enchentes. Mas esse assunto ficou fora do debate do novo Código Florestal no Congresso. Um exemplo de local que é afetado por esse problema é a área da maior tragédia climática da história do país – as cidades da …

Debate sobre Código Florestal não contempla urbanização desordenada Leia mais »

Operação do Ibama já apreendeu 5 mil cabeças de gado e aplicou R$ 83 milhões em multas na Amazônia

Em um mês, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 5,4 mil cabeças de gado e embargou 19 mil hectares de áreas de desmatamento ilegal na Amazônia. Os números são da Operação Disparada, deflagrada no fim de março para combater a pecuária ilegal na região, um dos principais vetores …

Operação do Ibama já apreendeu 5 mil cabeças de gado e aplicou R$ 83 milhões em multas na Amazônia Leia mais »

Atividades sustentáveis para o desenvolvimento da Caatinga

Com uma população de 28 milhões de pessoas, a Caatinga é a região semiárida mais populosa do mundo. No bioma, o único exclusivamente brasileiro, o grande desafio é promover o desenvolvimento da região com a proteção do meio ambiente. E é para chamar a atenção para a importância do bioma para o Brasil que no …

Atividades sustentáveis para o desenvolvimento da Caatinga Leia mais »

Na Câmara, líderes divergem sobre dois pontos do novo Código Florestal

A uma semana do prazo estipulado pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), para votar o projeto do novo Código Florestal, integrantes do governo e do Legislativo continuam sem chegar a um consenso em pelo menos dois pontos do texto elaborado pelo relator Aldo Rebelo (PC do B-SP). Os dois pontos de divergência são a …

Na Câmara, líderes divergem sobre dois pontos do novo Código Florestal Leia mais »

Governo rebate críticas da OEA à Usina Belo Monte, mas não divulga teor da resposta

O governo brasileiro já respondeu à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a medida cautelar que pede a paralisação do processo de licenciamento da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu (PA). Segundo o Ministério das Relações Exteriores, um documento foi entregue nesta terça-feira (26) à organização multilateral. …

Governo rebate críticas da OEA à Usina Belo Monte, mas não divulga teor da resposta Leia mais »