IPEVS

Fauna

Anfíbio com formato de cobra é descoberto no Rio Madeira, em RO

Animal raro foi encontrado por biológos em canteiro de obras de usina. Exemplares estão no Museu Emilio Goeldi, no Pará. O trabalho de um grupo de biólogos no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Porto Velho, resultou na descoberta de um anfíbio de formato parecido com uma cobra. Atretochoana eiselti é o …

Anfíbio com formato de cobra é descoberto no Rio Madeira, em RO Leia mais »

Abate ilegal de elefantes é prioridade em convenção da ONU

A regulamentação efetiva do comércio de plantas e animais silvestres está no centro das discussões de representantes de 175 países, reunidos em Genebra até hoje (sexta-feira). Eles formam o comitê da Convenção sobre o Tratado Internacional das Espécies Selvagens Ameaçadas da Fauna e Flora, Cites. O abate ilegal de elefantes e o comércio do marfim …

Abate ilegal de elefantes é prioridade em convenção da ONU Leia mais »

Biodiversidade cai em metade das florestas tropicais, aponta estudo

Análise publicada na revista ‘Nature’ avaliou 60 reservas em 20 a 30 anos. Perturbação do habitat, caça e exploração são maiores fatores para declínio. Metade das áreas protegidas de florestas tropicais do mundo está sofrendo um declínio na biodiversidade, segundo uma análise feita em 60 reservas e publicada na edição desta semana da revista “Nature”. …

Biodiversidade cai em metade das florestas tropicais, aponta estudo Leia mais »

IAP assume autorização para manejo da fauna

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) assumiu as autorizações ambientais para manejo de fauna em processos de licenciamento ambiental. Mudança na legislação vai tornar mais rápida a emissão dos documentos, que antes também deviam ser autorizados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Com …

IAP assume autorização para manejo da fauna Leia mais »

Lista Vermelha 2012 revela novos dados sobre a saúde da biodiversidade mundial

Segundo a nova atualização da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, lançada no dia 19 de junho, as fontes de alimentos, remédios e água potável, ou seja, os meios de subsistência de milhões de pessoas podem estar em risco com o rápido declínio do mundo animal, vegetal e de espécies de fungos. A lista mostra que, das …

Lista Vermelha 2012 revela novos dados sobre a saúde da biodiversidade mundial Leia mais »

Animais também têm consciência, dizem neurocientistas

Pesquisadores publicaram manifesto mostrando que, com base na análise de ondas cerebrais, não há como dizer que só seres humanos têm consciência Um grupo de 13 neurocientistas, incluindo o canadense Philip Low, criador do iBrain, dispositivo que vai ajudar o físico Stephen Hawking a se comunicar usando a mente, assinou uma declaração neste sábado em Cambridge, …

Animais também têm consciência, dizem neurocientistas Leia mais »

Para cientistas, preservar espécies é responsabilidade humana

Especialistas dizem que é preciso agir para evitar futuro ‘incerto’. ONU chamou atual década de ‘década da biodiversidade’. A biodiversidade é a bola da vez nos debates sobre o desenvolvimento sustentável. O conceito define a variedade entre os seres vivos de todo o planeta. Defender a biodiversidade significa, portanto, evitar a extinção de espécies de …

Para cientistas, preservar espécies é responsabilidade humana Leia mais »

Redução da biodiversidade causa impactos tão graves quanto a poluição e as mudanças climáticas

No topo da lista de problemas ambientais mais urgentes, constam questões como as mudanças climáticas, o buraco na camada de ozônio e a poluição ambiental, devido aos efeitos que esses fenômenos podem causar no planeta. A perda da biodiversidade é, em geral, deixada em segundo plano, vista mais como um reflexo das agressões do que …

Redução da biodiversidade causa impactos tão graves quanto a poluição e as mudanças climáticas Leia mais »

‘Sobrou apenas 1 jacaré’, diz dono de criadouro inundado por rio no ES

O proprietário dos 223 jacarés-do-papo-amarelo que fugiram para lagoas do Norte do Espírito Santo, disse que os animais eram criados para a comercialização. Ele afirmou que os jacarés fugiram há 20 dias e só descobriu nesta semana. “Era um projeto de criação comercial. Criava os jacarés para vender a carne e comercializar o couro do …

‘Sobrou apenas 1 jacaré’, diz dono de criadouro inundado por rio no ES Leia mais »

Nos EUA, mercado de animais exóticos ganha maiores restrições

Diante da plateia que o observava, o homem levantou uma pequena bola de pelos com olhos pretos arregalados. “Um filhote de puma! Alimentado com mamadeira!” anunciou um leiloeiro do Mercado Pecuário Lolli Brothers em uma manhã no início de dezembro. Mas ninguém deu um lance. O preço inicial caiu para US$ 200. O dono do …

Nos EUA, mercado de animais exóticos ganha maiores restrições Leia mais »