IPEVS

Impactos Ambientais

Pesca excessiva ameaça 30% das populações de peixes, afirma ONU

FAO aponta riscos social e econômico do desaparecimento de espécies. Conservação da biodiversidade marinha foi debatida na Rio+20, em junho. Relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) informou que a comunidade internacional tem que fazer mais para garantir a pesca sustentável no mundo e alertou …

Pesca excessiva ameaça 30% das populações de peixes, afirma ONU Leia mais »

Mercúrio: Liberação no Amazonas preocupa cientistas

A resolução de nº 011/2012 – da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Governo do Estado do Amazonas que libera o uso do mercúrio na separação do ouro na região – abriu uma onda de preocupação na comunidade científica diante dos impactos negativos do produto no meio ambiente, nos rios, em peixes e em seres …

Mercúrio: Liberação no Amazonas preocupa cientistas Leia mais »

Redução da biodiversidade causa impactos tão graves quanto a poluição e as mudanças climáticas

No topo da lista de problemas ambientais mais urgentes, constam questões como as mudanças climáticas, o buraco na camada de ozônio e a poluição ambiental, devido aos efeitos que esses fenômenos podem causar no planeta. A perda da biodiversidade é, em geral, deixada em segundo plano, vista mais como um reflexo das agressões do que …

Redução da biodiversidade causa impactos tão graves quanto a poluição e as mudanças climáticas Leia mais »

Nova sacolinha biodegradável reduz impacto do plástico, diz Greenpeace

A partir de 25 de janeiro, com a entrada em vigor da substituição das sacolas plásticas na cidade de São Paulo, os consumidores vão precisar se acostumar com novas opções para carregar as compras do mercado. Uma delas são os próprios sacos de plástico, mas feitos com material renovável, como milho, e que degradam mais …

Nova sacolinha biodegradável reduz impacto do plástico, diz Greenpeace Leia mais »

Chevron pode ser responsabilizada em quatro esferas diferentes, diz OAB

Investigações criminal e cível foram abertas contra companhia. Empresa foi multada pelo Ibama e ANP avalia punições. Representantes de órgãos públicos e especialistas ouvidos pelo G1 apontam que a companhia norte-americana Chevron pode ser responsabilizada em ao menos quatro diferentes esferas pelo vazamento de óleo que ocorre desde o último dia 8 no Campo de Frade, na …

Chevron pode ser responsabilizada em quatro esferas diferentes, diz OAB Leia mais »

Parque eólico brasileiros usa tecnologia para evitar morte de aves

A instalação de equipamentos mais lentos evita colisões das aves. Tecnologias mais modernas ajudam a reduzir os impactos ambientais. O Brasil ocupa apenas a 21ª posição no ranking mundial de energia eólica, mas já toma cuidados para evitar um dos mais sensíveis impactos ambientais produzidos pelas hélices gigantes dos aerogeradores: a morte de pássaros. A …

Parque eólico brasileiros usa tecnologia para evitar morte de aves Leia mais »

Nova regra ambiental sai em setembro

O governo federal anunciará em setembro medidas para aperfeiçoar os processos de licenciamento ambiental de projetos de infraestrutura no País. Conduzidas pelo Ministério do Planejamento e do Meio Ambiente, as mudanças não implicam a revisão do atual princípio de análise dos impactos ambientais e de mitigação de riscos de empreendimentos como uma hidrelétrica ou uma …

Nova regra ambiental sai em setembro Leia mais »

Floresta intercalada a plantações de cana reduz emissões de CO2

O Brasil precisa ter áreas significativas de florestas ao redor das plantações de cana para ter mais eficiência no sequestro de carbono. Essa é a conclusão de um grupo de cientistas liderado pelo biólogo da USP Marcos Buckeridge, diretor científico do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia. Em artigo aprovado pela revista Global Change Biology …

Floresta intercalada a plantações de cana reduz emissões de CO2 Leia mais »

Governo e ambientalistas começam a elaborar plano para a preservação da biodiversidade

O Brasil quer estabelecer metas de conservação do meio ambiente e do uso sustentável da biodiversidade para atender aos compromissos assumidos na 10ª Conferência das Partes (COP-10), realizada no ano passado em Nagoia (Japão) com a participação de 193 países. Governo e ambientalistas fazem até esta quinta-feira (4), em Brasília, a primeira reunião com o …

Governo e ambientalistas começam a elaborar plano para a preservação da biodiversidade Leia mais »

Aumenta uso de madeira como alternativa à energia nuclear

A demanda por madeira destinada à produção de energia aumenta de maneira estável, e os analistas do setor acreditam que a tendência será reforçada com a decisão de alguns países industrializados de privilegiar fontes de energia renováveis e limpas frente à nuclear. É o que revela a revista anual do mercado de produtos florestais da …

Aumenta uso de madeira como alternativa à energia nuclear Leia mais »