IPEVS

Animais Aquáticos

Vírus é provável causador de mortandade de golfinhos nos EUA

Morbillivírus cetáceo é similar ao que causa o sarampo humano. Centenas de animais morreram na costa leste do país. O morbillivírus cetáceo, um vírus similar ao do sarampo humano, é a causa provável da morte de centenas de golfinhos nariz-de-garrafa na costa leste dos Estados Unidos desde julho. Este vírus afeta os pulmões e o …

Vírus é provável causador de mortandade de golfinhos nos EUA Leia mais »

Cientistas usam imagens 3D para avaliar habitat de morsas no Ártico

Sistema de câmeras foi instalado em barco durante expedição. Blocos de gelo precisam ter tamanho correto para servir de habitat. Cientistas da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, desenvolveram um sistema de câmeras para mapear a superfície congelada do Oceano Ártico, em um esforço para avaliar o tamanho do habitat natural das morsas na região. …

Cientistas usam imagens 3D para avaliar habitat de morsas no Ártico Leia mais »

Fêmea de espécie de peixe é atraída por parceiros bissexuais

Cientistas acreditam que machos não-dominantes adotam comportamento homossexual para atrair parceiras. Cientistas alemães descobriram que, em uma espécie de peixe tropical, as fêmeas são atraídas por machos bissexuais. As fêmeas da espécie Poecilia mexicana, encontrada da Guatemala ao México, são conhecidas por preferir acasalar com machos que elas já viram interagir sexualmente com outros machos. O …

Fêmea de espécie de peixe é atraída por parceiros bissexuais Leia mais »

Corais enviam ‘aviso químico’ para peixes devorarem algas tóxicas

Coral da espécie ‘Acropora nasuta’ libera substância química na água. Ao devorar alga, peixe torna-se mais tóxico, o que ajuda a evitar predador. Cientistas descobriram que uma espécie de coral envia “avisos químicos” para peixes para que eles devorem algas tóxicas, que causam danos a barreiras de corais e podem ameaçar a espécie. A pesquisa, …

Corais enviam ‘aviso químico’ para peixes devorarem algas tóxicas Leia mais »

Pele de mandíbula de jacaré é mais sensível que tato humano, diz estudo

Parte do corpo de jacarés e crocodilos estaria interligada a rede de nervos. Sensibilidade a vibrações ajudam répteis a atacar presa rapidamente. A pele encontrada em mandíbulas de jacarés e crocodilos pode ser mais sensível que a ponta dos dedos de seres humanos, sugere um estudo realizado pela Universidade Vanderbilt, dos Estados Unidos, publicado nesta …

Pele de mandíbula de jacaré é mais sensível que tato humano, diz estudo Leia mais »

Moçambique cria maior reserva ambiental marinha da África

Área de proteção nos arredores de conjunto de ilhas tem 10,4 mil km². Arquipélago abriga várias espécies de tartarugas e corais. O governo de Moçambique anunciou a criação da maior reserva ambiental da vida marinha da África, com 10,4 mil km² de áreas protegidas nos arredores de um conjunto de dez ilhas no litoral do …

Moçambique cria maior reserva ambiental marinha da África Leia mais »

Habitat quente faz animais aquáticos terem tamanho menor, diz estudo

Cientistas compararam 169 animais de espécies diferentes para pesquisa. Estudo diz que redução ocorre porque há menos oxigênio no mar que no ar. Temperaturas mais altas fazem com que animais aquáticos cresçam até um tamanho menor do que o normal quando atingem a fase adulta, segundo estudo conjunto das universidades de Londres e de Liverpool, …

Habitat quente faz animais aquáticos terem tamanho menor, diz estudo Leia mais »

Cientistas têm acesso pela primeira vez a corpo de espécie rara de baleia

Baleia bicuda-de-bahamonde foi descrita inicialmente a partir de ossos. Corpos de mãe e filhote foram encontrados em praia da Nova Zelândia. Dois corpos de uma espécie de baleia praticamente desconhecida dos cientistas foram encontrados pela primeira vez na Nova Zelândia e analisados por pesquisadores da Universidade de Auckland. O encalhe de mãe e filhote em …

Cientistas têm acesso pela primeira vez a corpo de espécie rara de baleia Leia mais »

Cérebro de tubarões processa estímulos visuais de forma similar ao humano

Pesquisa sugere o uso de sinalizações visuais para prevenir ataques Nos últimos dez meses, cinco mortes ocorreram na Austrália por ataques de tubarões brancos, que costumam aparecer em áreas bastante próximas da costa do país. Os resultados de uma pesquisa desenvolvida pela Universidade da Austrália Ocidental sugerem uma nova abordagem para proteger os banhistas. O estudo de …

Cérebro de tubarões processa estímulos visuais de forma similar ao humano Leia mais »

Mais de 40 novas espécies de peixes são encontradas no Rio Madeira

A descoberta foi feita durante trabalho de monitoramento. Rio Madeira tem quase mil espécies, algumas ainda desconhecidas. Uma pesquisa feito na Bacia do Rio Madeira, em Porto Velho, encontrou peixes que não passam dos 30 centímetros de comprimento e que possuem estruturas ósseas, morfologia dentária, padrão de cores, olhos e número de escamas nunca antes …

Mais de 40 novas espécies de peixes são encontradas no Rio Madeira Leia mais »