IPEVS

Nova espécie

Pesquisadores descobrem nova espécie de carnívoro que é “mistura de gato com urso de pelúcia”

O olinguito, da família do guaxinim, vive nas florestas do Equador e da Colômbia e é a primeira espécie de carnívoro descoberta no Ocidente nos últimos 35 anos Pesquisadores do Museu Nacional de História Natural Smithsonian, nos Estados Unidos, finalmente desfizeram um mal-entendido que durou mais de um século: um animal já observado na natureza, …

Pesquisadores descobrem nova espécie de carnívoro que é “mistura de gato com urso de pelúcia” Leia mais »

Pesquisadores descobrem duas novas espécies de aracnídeos no Nordeste

Descoberta feita na Caatinga e na Mata Atlântica amplia abrangência de grupo de aracnídeos, que antes se acreditava habitarem apenas florestas úmidas Duas novas espécies de aracnídeos escavadores foram descobertas no Nordeste brasileiro. As espécies medem menos de quatro milímetros de comprimento e foram encontradas em regiões de cavernas no Ceará e no Rio Grande …

Pesquisadores descobrem duas novas espécies de aracnídeos no Nordeste Leia mais »

Cientistas descobrem 15 novas espécies de aves na Amazônia

Em 140 anos, é a maior variedade identificada de uma só vez. Espécies vivem no sul da Amazônia, na região do ‘Arco do Desmatamento’. Um grupo de 15 novas espécies de aves que vivem na Amazônia brasileira foi descrito por cientistas de três instituições do Brasil e uma dos Estados Unidos. Os pesquisadores afirmam que …

Cientistas descobrem 15 novas espécies de aves na Amazônia Leia mais »

Descoberta nova espécie de anfíbio

Filhotes de ‘Microcaecilia dermatophaga‘ se alimentam de pele da mãe. Foi publicada este mês no periódico PLoS One a descrição de uma nova espécie de gimnofiono, a mesma ordem  da “cobra-pênis”, como ficou conhecido na imprensa e em redes sociais um animal raro encontrado no Brasil em 2011, por causa de seu formato. Essa ordem inclui …

Descoberta nova espécie de anfíbio Leia mais »

Biólogos identificam duas novas espécies de lêmures

Animais endêmicos de Madagascar estão entre os menores primatas do mundo e os mais ameaçados de extinção Biólogos alemães identificaram nas florestas de Madagascar duas novas espécies de lêmures do gênero Microcebus, que reúne as menores espécies de primatas do mundo —  e também as mais ameaçadas de extinção. Os animais foram descritos, após análises …

Biólogos identificam duas novas espécies de lêmures Leia mais »

Cientistas encontram nova espécie de primata que tem mordida tóxica

Mamífero conhecido como lóris foi encontrado na ilha indonésia de Bornéu. Apesar de venenosa, espécie está ameaçada de extinção na natureza. Cientistas da Universidade de Missouri Columbia, nos Estados Unidos, identificaram na região de Bornéu, naIndonésia, uma nova espécie de primata do gênero Nycticebus, conhecido como lóris lento e que tem uma mordida venenosa. Durante um …

Cientistas encontram nova espécie de primata que tem mordida tóxica Leia mais »

Pesquisador do Butantan descobre 9 espécies de aranhas caranguejeiras

Novas espécies habitam árvores em diferentes regiões do Brasil. Descobertas foram publicadas na revista ‘ZooKeys’. Um pesquisador do Instituto Butantan, sediado em São Paulo, descobriu nove espécies novas de aranhas caranguejeiras brasileiras, naturais de vegetações de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. O estudo com a descrição dos animais foi publicado na última semana no periódico …

Pesquisador do Butantan descobre 9 espécies de aranhas caranguejeiras Leia mais »

Mais de 40 novas espécies de peixes são encontradas no Rio Madeira

A descoberta foi feita durante trabalho de monitoramento. Rio Madeira tem quase mil espécies, algumas ainda desconhecidas. Uma pesquisa feito na Bacia do Rio Madeira, em Porto Velho, encontrou peixes que não passam dos 30 centímetros de comprimento e que possuem estruturas ósseas, morfologia dentária, padrão de cores, olhos e número de escamas nunca antes …

Mais de 40 novas espécies de peixes são encontradas no Rio Madeira Leia mais »

Nova espécie de macaco com juba é encontrada na África

Uma nova espécie de macaco foi encontrada na África. É apenas a segunda espécie de primata a ser identificada em 28 anos, de acordo com cientistas. O primata foi descoberto na República Democrática do Congo, onde ele é conhecido como ”lesula”. Dois rios, o Congo e o Lomani, separam o habitat da espécie de seus …

Nova espécie de macaco com juba é encontrada na África Leia mais »

Pesquisadores descobrem nova espécie de ave em Minas Gerais

Vasculhando montanhas com cerca de 1.500 m de altitude no coração de Minas Gerais, pesquisadores encontraram uma nova espécie de pássaro, mais ou menos do tamanho de um sabiá (embora seu “primo” mais conhecido seja o joão-de-barro). A ave, apelidada por eles de pedreiro-do-espinhaço, é um enigma evolutivo: seus parentes mais próximos, que também gostam …

Pesquisadores descobrem nova espécie de ave em Minas Gerais Leia mais »