IPEVS

Renata Alfredo

Relatório da ONU alerta para possível crise mundial de água

Caso não haja uma mudança dramática no uso, gerenciamento e compartilhamento do recurso, o mundo enfrentará um déficit de 40% no abastecimento de água em 2030 Um relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgado nesta sexta-feira estima que as reservas hídricas do mundo podem encolher 40% …

Relatório da ONU alerta para possível crise mundial de água Leia mais »

Maior aquífero do mundo fica no Brasil e abasteceria o planeta por 250 anos

Imagine uma quantidade de água subterrânea capaz de abastecer todo o planeta por 250 anos. Essa reserva existe, está localizada na parte brasileira da Amazônia e é praticamente subutilizada. Até dois anos atrás, o aquífero era conhecido como Alter do Chão. Em 2013, novos estudos feitos por pesquisadores da UFPA (Universidade Federal do Pará) apontaram …

Maior aquífero do mundo fica no Brasil e abasteceria o planeta por 250 anos Leia mais »

Brasil celebra o dia de água submerso em uma severa crise hídrica

O Brasil se envolveu neste domingo nas celebrações do Dia Mundial da Água enquanto o sudeste do país atravessa uma das piores crises hídricas de sua história e que tem como principal foco o estado de São Paulo. Diferentes atos foram organizados durante o dia todo na capital paulista para conscientizar a população sobre a …

Brasil celebra o dia de água submerso em uma severa crise hídrica Leia mais »

Dar migalhas de pão a patos pode prejudicar ecossistemas, dizem especialistas

Prática não só prejudica saúde do animal como coloca em risco habitat natural das aves; ambientalistas dão dicas sobre como evitar danos.   A prática pode parecer inofensiva, mas alimentar patos com migalhas de pão não só prejudica a saúde do animal, como também pode colocar em risco todo o ecossistema onde eles vivem, segundo …

Dar migalhas de pão a patos pode prejudicar ecossistemas, dizem especialistas Leia mais »

Pika-de-Ili, mamífero ‘fofinho’ raro, é redescoberto em montanhas da China

Espécie foi descoberta em 1983 e foi vista raras vezes desde então. Mesmo cientista que a descobriu conseguiu fotografar exemplar em 2014   O cientista Weidong Li, do Instituto de Ecologia e Geografia Xinjiang, na China, descobriu por acaso uma nova espécie de mamífero em 1983: a pika-de-Ili (Ochotona iliensis). O pequeno animal, encontrado pela primeira …

Pika-de-Ili, mamífero ‘fofinho’ raro, é redescoberto em montanhas da China Leia mais »

Uma em cada 10 espécies de abelhas da Europa corre risco de extinção

Esta foi a primeira vez que todas as 1 965 espécies desses insetos no continente foram estudadas   Uma em cada dez espécies de abelhas silvestres da Europa está ameaçada de extinção, constatou um estudo publicado nesta quinta-feira pela União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Esta foi a primeira vez …

Uma em cada 10 espécies de abelhas da Europa corre risco de extinção Leia mais »

Tráfico de animais silvestres moveu R$ 7 bilhões no Brasil em 10 anos

Quadrilhas desafiam autoridades e alimentam lucrativo mercado criminoso. Centenas de animais, muitos em risco de extinção, são capturados. As quadrilhas desafiam as autoridades e alimentam um mercado lucrativo e criminoso. Centenas de animais, muitos em risco de extinção, são capturados diariamente, e muitos acabam morrendo antes de chegar ao destino final. Em dez anos, quase …

Tráfico de animais silvestres moveu R$ 7 bilhões no Brasil em 10 anos Leia mais »

Mais de 100 animais silvestres são resgatados de zoológico superlotado no México

Mais de uma centena de animais, entre eles ursos, búfalos, dromedários e tigres, foram resgatados de um zoológico, propriedade de um deputado de Puebla (centro), onde estavam em condições deploráveis, informou nesta segunda-feira a Procuradoria Federal de Proteção ao Meio Ambiente (PROFEPA). O zoológico “Club de los Animalitos”, localizado em Tehuacán (Puebla), a 200 km …

Mais de 100 animais silvestres são resgatados de zoológico superlotado no México Leia mais »

Entre os lêmures, cheiro da mãe pode indicar qual é o sexo do feto

Pesquisa descobriu que as lêmures à espera de machos exalam cheiro mais suave do que aquelas prenhas de fêmeas Enquanto os humanos são reféns da ultrassonografia para saber o sexo do bebê ainda no útero, as lêmures prenhas possuem um método mais simples. Cientistas da Universidade Duke, nos Estados Unidos, descobriram que lêmures à espera …

Entre os lêmures, cheiro da mãe pode indicar qual é o sexo do feto Leia mais »

Cientistas descobrem primeiros mamíferos a subir em árvores e cavar buracos

“Sabemos que os mamíferos modernos são espetacularmente diversos, mas não se sabia se os mamíferos primitivos também eram”, afirma pesquisador Cientistas descobriram fósseis do que podem ser os primeiros mamíferos a subir em árvores e cavar buracos. Eles habitavam a região onde hoje fica a China e são uma evidência de que, no período de …

Cientistas descobrem primeiros mamíferos a subir em árvores e cavar buracos Leia mais »