IPEVS

Animais Silvestres

Pika-de-Ili, mamífero ‘fofinho’ raro, é redescoberto em montanhas da China

Espécie foi descoberta em 1983 e foi vista raras vezes desde então. Mesmo cientista que a descobriu conseguiu fotografar exemplar em 2014   O cientista Weidong Li, do Instituto de Ecologia e Geografia Xinjiang, na China, descobriu por acaso uma nova espécie de mamífero em 1983: a pika-de-Ili (Ochotona iliensis). O pequeno animal, encontrado pela primeira …

Pika-de-Ili, mamífero ‘fofinho’ raro, é redescoberto em montanhas da China Leia mais »

Pássaro tem penugem que imita lagarta venenosa para se proteger

Estudo observou filhote de ave amazônica chorona-cinza, que vive no Peru. Ao ficar parecido com lagarta venenosa, filhote se protege dos predadores. Um pássaro amazônico que vive no sudeste do Peru desenvolveu uma curiosa estratégia de defesa contra os predadores. Quando filhote, a chorona-cinza (Laniocera hypopyrra) tem uma penugem que lembra os pelos de uma …

Pássaro tem penugem que imita lagarta venenosa para se proteger Leia mais »

IPEVS resgata Ratão-do-banhado dentro de projeto assistencial em Cornélio Procópio

Na terça-feira (27), o Responsável Técnico do IPEVS (Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente) biólogo e médico veterinário Rafael Haddad, deslocou até o Projeto Assistencial Espaço Jovem, localizado na Rua Pará em Cornélio Procópio, para fazer o resgate de um animal silvestre que apareceu na entidade.  Rafael Haddad ressaltou que é mais …

IPEVS resgata Ratão-do-banhado dentro de projeto assistencial em Cornélio Procópio Leia mais »

Menor primata das Américas é encontrado em Rondônia

Espécie é rara e apenas ribeirinhos tinham visto o mico-leãozinho. Primata pode atingir 15 centímetros na idade adulta. Conhecido como mico-leãozinho, o Cebuella pygmaea é uma espécie rara e atinge 15 centímetros quando adulto. O menor macaco existente no continente americano, segundo a bióloga e pesquisadora Mariluce Rezende Messias, alimenta-se basicamente de goma de árvores e ingá. …

Menor primata das Américas é encontrado em Rondônia Leia mais »

Tamanduá-bandeira é encontrado no meio da rua, em Luziânia, GO

Animal, que pesa 50 kg, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Um tamanduá-bandeira foi encontrado andando pelas ruas de Luziânia, cidade goiana no Entorno de Brasília, na manhã desta segunda-feira (11). Segundo os bombeiros, eles não precisaram usar tranquilizante na captura do animal. A equipe de resgate afirmou que ele pesa cerca de 50 kg e …

Tamanduá-bandeira é encontrado no meio da rua, em Luziânia, GO Leia mais »

População de elefantes africanos de florestas cai 62% em uma década

Levantamento foi feito em cinco países, incluindo Camarões e Gabão. Animais ocupam menos de 25% da área que poderiam ocupar, diz estudo. A população de elefantes africanos de florestas foi reduzida em 62% em uma década, aponta um estudo publicado nesta semana no periódico “PLoS One”. Segundo os cientistas, estes paquidermes estão sob pressão crescente …

População de elefantes africanos de florestas cai 62% em uma década Leia mais »

Cerca de 3 mil grandes macacos são vítimas de caça a cada ano, diz ONU

Parte é capturada, e o resto morre, segundo programa de conservação. Relatório sobre primatas foi apresentado em conferência na Tailândia. Cerca de 3 mil grandes macacos morrem ou são capturados a cada ano devido ao comércio ilegal, segundo um relatório da ONU publicado nesta segunda-feira (4). Entre 2005 e 2011 estima-se que mais de 20 …

Cerca de 3 mil grandes macacos são vítimas de caça a cada ano, diz ONU Leia mais »

População de gorila africano cresceu em dois anos, aponta censo

Entre 2010 e 2012, houve aumento de 94 gorilas-da-montanha. Apesar de aumento, espécie continua ameaçada de extinção. Censo divulgado nesta terça-feira (12) pelo governo de Uganda afirma que a população mundial de gorilas-da-montanha (Gorilla beringei beringei) cresceu em quase cem indivíduos entre 2010 e 2012. Há dois anos, a população global desta espécie de primata, …

População de gorila africano cresceu em dois anos, aponta censo Leia mais »

Brasil tem dois primatas entre os 25 mais ameaçados do mundo

A caça e o desmatamento são as principais ameaças para ambas as espécies, segundo relatório da União Internacional divulgado durante a COP11, na Índia O Brasil tem duas espécies de primatas entre as 25 mais ameaçadas de extinção do mundo, de acordo com uma lista bianual publicada em outubro pela União Internacional para a Conservação da Natureza, …

Brasil tem dois primatas entre os 25 mais ameaçados do mundo Leia mais »

Sistema de comunicação dos elefantes é similar ao dos seres humanos

Sons de baixa frequência são emitidos pela passagem do ar por ‘cordas vocais’ e não pela contração dos músculos, como nos gatos Os elefantes africanos são conhecidos por serem grandes comunicadores, mas até agora os cientistas não sabiam ao certo se os sons eram emitidos por contrações musculares, como o ronronar de um gato, ou por vibrações …

Sistema de comunicação dos elefantes é similar ao dos seres humanos Leia mais »