IPEVS

IPEVS resgata Ratão-do-banhado dentro de projeto assistencial em Cornélio Procópio

Rato Selvagem é capturado dentro de projeto assistencial em Cornélio Procópio
Ratão do Banhado resgate realizado pelo IPEVS. Imagem: Câmera Repórter

Na terça-feira (27), o Responsável Técnico do IPEVS (Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente) biólogo e médico veterinário Rafael Haddad, deslocou até o Projeto Assistencial Espaço Jovem, localizado na Rua Pará em Cornélio Procópio, para fazer o resgate de um animal silvestre que apareceu na entidade.


 Rafael Haddad ressaltou que é mais uma situação de animais silvestres adentrando na zona urbana, devido à perda do seu habitat natural.

O ratão do banhado, assim como é conhecido, não era comum em nossa região, porém a população cresceu e por não encontrar mais espaço na natureza, acabou se deslocando para áreas urbanas.

Esse animal silvestre é muito parecido com a capivara, porém apresenta uma cauda comprida, dentes alaranjados e membros traseiros como nadadeiras; se alimentam de plantas aquáticas, gostam de lagos e pântanos.

O animal encontrado é jovem, macho, pesando aproximadamente quatro quilos e estava muito agressivo durante a captura; se fosse um animal adulto seria muito difícil para contê-lo.

O biólogo ressaltou que a população não deve tentar capturar nenhum animal silvestre e sim acionar rapidamente a equipe do Corpo de Bombeiros ou a equipe do IAP ou a equipe do IPEVS para realizar o resgate do animal.

O ratão do banhado será encaminhado para uma região distante da cidade, onde há um rio em que o animal possa se locomover tranquilamente.

Rato Selvagem é capturado dentro de projeto assistencial em Cornélio Procópio
Após o resgate o Ratão do banhado (Myocastor coypus) será encaminhado para soltura. Imagem: Câmera Repórter.

O médico veterinário do IPEVS Rafael Haddad em entrevista sobre o resgate ao jornalista Paulo Ribeiro. Imagem: IPEVS

Fonte: Câmera Repórter e Ascom IPEVS

Deixe um comentário