IPEVS

Mais de 100 animais silvestres são resgatados de zoológico superlotado no México

Mais de uma centena de animais, entre eles ursos, búfalos, dromedários e tigres, foram resgatados de um zoológico, propriedade de um deputado de Puebla (centro), onde estavam em condições deploráveis, informou nesta segunda-feira a Procuradoria Federal de Proteção ao Meio Ambiente (PROFEPA).

O zoológico “Club de los Animalitos”, localizado em Tehuacán (Puebla), a 200 km da capital mexicana, “operava em uma construção inadequada para o manejo de um total de 240 exemplares de vida silvestre”, razão pela qual foram resgatado “um total de 101 animais (…) por superlotação, falta de tratamento digno” ou por problemas na comprovação de sua procedência legal, indica um comunicado da PROFEPA.

Depois de receber denúncias de cidadãos, as autoridades realizaram uma operação na qual constataram que o local contava com “pequenas jaulas em um espaço reduzido, praticava maus-tratos, e inclusive observou que as fezes de uns caíam sobre os outros animais”, afirma.

Os animais, entre eles tigres, primatas, leões, ursos, antílopes, búfalos e aves, não contavam com locais para dormir ou pisos adequados, “situações que provocam em alguns animais condutas violentas estereotipadas, lesões e brigas entre eles, pela falta de espaço e compatibilidade”, explicou a PROFEPA.

O “Club de los Animalitos” é propriedade de Sergio Gómez, empresário e deputado em Puebla pelo conservador Partido Ação Nacional, que aparece acariciando seus animais nos cartazes publicitários do zoológico.

O legislador defendeu o local, afirmando que conseguiu realizar a reprodução bem-sucedida de várias espécies, principalmente felinos, mas os vizinhos do conjunto habitacional no qual se localiza se queixam constantemente.

Segundo as autoridades, o estabelecimento não conta com medidas de segurança para o público visitante e para os próprios animais, já que eles estão ao alcance das mãos, e não tem uma equipe veterinária capacitada.

Fonte: Terra

Deixe um comentário