IPEVS

Preservação

Cinco peixes-boi serão devolvidos à natureza em Maraã, no Amazonas

Eles ficaram presos em redes de pesca ou foram apreendidos por fiscais. No interior do estado, ainda são comuns os registros de caça do peixe-boi. No dia 11 de agosto, cinco peixes-boi amazônicos serão devolvidos à natureza na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, na região do município de Maraã, noroeste do Amazonas. Os animais passaram por processo …

Cinco peixes-boi serão devolvidos à natureza em Maraã, no Amazonas Leia mais »

Cientistas pedem que pelo menos 10% do mar seja protegido

O Brasil está longe de atingir as metas internacionais de proteção ao mar na sua área de exploração costeira. De acordo com cientistas reunidos nesta quarta-feira no Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, uma espécie de Rio+20 paralela da ciência, menos de 1% da zona de exploração costeira do Brasil está …

Cientistas pedem que pelo menos 10% do mar seja protegido Leia mais »

Para cientistas, preservar espécies é responsabilidade humana

Especialistas dizem que é preciso agir para evitar futuro ‘incerto’. ONU chamou atual década de ‘década da biodiversidade’. A biodiversidade é a bola da vez nos debates sobre o desenvolvimento sustentável. O conceito define a variedade entre os seres vivos de todo o planeta. Defender a biodiversidade significa, portanto, evitar a extinção de espécies de …

Para cientistas, preservar espécies é responsabilidade humana Leia mais »

Dilma diz que nova lei não deve fragilizar proteção ao meio ambiente

Na ‘Conversa com a Presidenta’, presidente falou sobre Código Florestal. Dilma também disse que vetou possibilidade de anistia a desmatadores. Na coluna “Conversa com a Presidenta” desta terça-feira (12), Dilma Rousseff disse que nenhuma legislação nova deve enfraquecer a proteção ao meio ambiente, ao responder pergunta sobre o novo Código Florestal.  Nesta semana, a presidente …

Dilma diz que nova lei não deve fragilizar proteção ao meio ambiente Leia mais »

Cientistas enumeram retrocessos no novo Código Florestal

A aprovação do Código Florestal na Câmara dos Deputados no dia 25 de abril representa um retrocesso para a conservação da diversidade animal e vegetal do País, segundo avaliação de cientistas. O texto aprovado seguiu para o Palácio do Planalto que pode sancionar ou vetar a nova legislação ambiental brasileira. Dentre os principais pontos considerados …

Cientistas enumeram retrocessos no novo Código Florestal Leia mais »

Áreas de proteção marinhas ajudam a preservar espécies, diz estudo

Isolamento de regiões marítimas na Oceania elevou sobrevivência de animais. Esta seria 1ª evidência sobre a necessidade de criar santuários marinhos. Ecologistas da Nova Zelândia apontaram pela primeira vez que as áreas de proteção marinha, criadas para defender mamíferos aquáticos ameaçados de extinção, realmente funcionam. O estudo feito com base em monitoramento realizado por 21 anos, e …

Áreas de proteção marinhas ajudam a preservar espécies, diz estudo Leia mais »

Proposta brasileira para a Rio+20 será enviada à ONU nesta terça

A proposta oficial do Brasil para a Conferência Rio+20 será apresentada nesta terça-feira em Brasília. O documento deve sugerir a criação de um programa de proteção socioambiental global e a recomendação de um pacto global voltado à produção e ao consumo sustentáveis, além de um protocolo verde internacional para o setor financeiro. Também será proposto …

Proposta brasileira para a Rio+20 será enviada à ONU nesta terça Leia mais »

Até 25% da Amazônia pode ficar sem proteção legal, alerta cientista

Pesquisadores solicitam emenda específica no novo Código para o bioma. Proposta deixaria vulnerável área equivalente ao dobro do estado de SP. Mudança em uma expressão no projeto do novo Código Florestal pode deixar 25% da Amazônia sem proteção legal. O alerta é de uma equipe coordenada pelo Museu da Amazônia (Musa) e pesquisadores do Instituto …

Até 25% da Amazônia pode ficar sem proteção legal, alerta cientista Leia mais »

Programa vai remunerar famílias da Amazônia por serviços ambientais

O Bolsa Verde vai beneficiar 18 mil famílias que vivem em extrema pobreza. O projeto é um estímulo à preservação do meio ambiente. A partir deste mês, 18 mil famílias que vivem em situação de extrema pobreza em diferentes áreas da Floresta Amazônica passam a integrar o programa Bolsa Verde. O projeto segue os moldes …

Programa vai remunerar famílias da Amazônia por serviços ambientais Leia mais »

Na Amazônia, projeta luta pela preservação do gavião-real

Pesquisadores tentam conhecer melhor os hábitos da ave. Em muitas regiões já é difícil encontrar o animal na natureza. O ninho está a quase 40 metros de altura. Para chegar bem perto, são necessárias técnicas de esportes radicais. Lá de cima, os pesquisadores têm uma visão privilegiada do filhote ainda com as penas todas brancas. …

Na Amazônia, projeta luta pela preservação do gavião-real Leia mais »