IPEVS

Projetos

Recomendado pela ONU, consumo de insetos na dieta já ocorre no Brasil

Tanajura é forma mais tradicional; prática não é oficialmente regulamentada. Criação em MG serve para experiências de chefs e curiosos O consumo de insetos na alimentação humana, recomendado em um relatório publicado nesta semana pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), já existe em algumas espécies que são …

Recomendado pela ONU, consumo de insetos na dieta já ocorre no Brasil Leia mais »

Empresas correm para aprovar projetos no mercado de carbono

Primeiro período de vigência do Protocolo de Kyoto vai até dezembro. Burocracia pode atrapalhar andamento de iniciativas brasileiras. A pouco mais de sete meses do final do primeiro período de vigência do Protocolo de Kyoto, empresas brasileiras dos setores de energia e resíduos sólidos correm para que o governo federal e a Organização das Nações …

Empresas correm para aprovar projetos no mercado de carbono Leia mais »

Brasil contesta organização ambiental mundial proposta pela Europa

País quer órgão que considere lado econômico e social do desenvolvimento. Segundo diplomata, agência só ambiental pode representar um retrocesso. O Brasil se colocou contra a criação de uma organização mundial de meio ambiente, nesta quinta-feira (16). Ela é uma proposta europeia, que será discutida na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Rio+20, no Rio de Janeiro, em …

Brasil contesta organização ambiental mundial proposta pela Europa Leia mais »

Pesquisa vai verificar impacto da mudança do clima nas aves do Brasil

Aumento do nível do mar afetaria reprodução de pássaros estuarinos. Estudo será realizado na baía de Guaratuba, no litoral do Paraná. Caso a previsão de aumento do nível do mar em decorrência da mudança climática se confirmar, conforme o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), a população de aves que vivem …

Pesquisa vai verificar impacto da mudança do clima nas aves do Brasil Leia mais »

Na Amazônia, projeta luta pela preservação do gavião-real

Pesquisadores tentam conhecer melhor os hábitos da ave. Em muitas regiões já é difícil encontrar o animal na natureza. O ninho está a quase 40 metros de altura. Para chegar bem perto, são necessárias técnicas de esportes radicais. Lá de cima, os pesquisadores têm uma visão privilegiada do filhote ainda com as penas todas brancas. …

Na Amazônia, projeta luta pela preservação do gavião-real Leia mais »

Pesquisadores vão remover espécie invasora para preservar mico-leão-dourado em Niterói/RJ

Até o final do ano, pesquisadores brasileiros vão começar a retirar grupos de mico-leão-de-cara-dourada de uma área em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo a coordenadora da operação, Maria Cecília Kierulff, diretora do Instituto Pri-Matas, há dez anos, essa espécie, considerada invasora, foi acidentalmente solta na área que já era habitada pelo mico-leão-dourado, …

Pesquisadores vão remover espécie invasora para preservar mico-leão-dourado em Niterói/RJ Leia mais »

Curitiba/PR aprova projeto que prevê controle de pombos

Os vereadores da Câmara de Curitiba aprovaram por unanimidade, na tarde desta quarta-feira (10), um projeto de lei que prevê o controle da população de pombos na cidade. De acordo com o autor da proposta, vereador Zé Maria (PPS), as aves devem ser capturadas, tratadas e soltas novamente. O objetivo é, em médio prazo, reduzir …

Curitiba/PR aprova projeto que prevê controle de pombos Leia mais »

Transposição do São Francisco ficará 36% mais cara

As obras da transposição do Rio São Francisco ficarão 36% mais caras que a previsão inicial do governo. O orçamento de R$ 5 bilhões foi reestimado para R$ 6,85 bilhões. De acordo com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o aumento se deve a reajustes contratuais, necessidade de aditivos, elevação de preços para …

Transposição do São Francisco ficará 36% mais cara Leia mais »

Empresa de SP faz chuva artificial com avião bimotor

Desenvolvida por brasileiros, técnica é considerada não poluente pela ONU. Próxima etapa é provocar tempestades em áreas do semiárido brasileiro. Tecnologia para provocar chuva artificialmente, desenvolvida por um grupo de brasileiros, pode ser a solução para aliviar os períodos de forte seca no semiárido brasileiro e contribuir no combate à desertificação. A produção de chuvas …

Empresa de SP faz chuva artificial com avião bimotor Leia mais »

Parceria vai analisar se bioquerosene de cana-de-açúcar é menos poluente

Combustível aviônico feito com produto reduziria emissão de CO2 em 80%. Estudo de impacto será financiado pelo BID, Embraer e Boeing. Parceria firmada entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com duas das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, a brasileira Embraer e a norte-americana Boeing, vai financiar pesquisa que avaliará o impacto de se …

Parceria vai analisar se bioquerosene de cana-de-açúcar é menos poluente Leia mais »