IPEVS

Entomologia

Recomendado pela ONU, consumo de insetos na dieta já ocorre no Brasil

Tanajura é forma mais tradicional; prática não é oficialmente regulamentada. Criação em MG serve para experiências de chefs e curiosos O consumo de insetos na alimentação humana, recomendado em um relatório publicado nesta semana pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), já existe em algumas espécies que são …

Recomendado pela ONU, consumo de insetos na dieta já ocorre no Brasil Leia mais »

Barulho de trânsito faz gafanhotos ‘cantarem’ mais alto, diz estudo

Pesquisa alemã comparou volume de insetos de ambientes diversos. Ruído exagerado dos humanos pode prejudicar reprodução dos animais. Conhecidos por seu “canto”, os gafanhotos ajustam o volume da melodia diante do barulho do trânsito, revela um estudo publicado nesta terça-feira (13) pela revista “Functional Ecology”, da Sociedade Britânica de Ecologia. Estudos anteriores já haviam identificado …

Barulho de trânsito faz gafanhotos ‘cantarem’ mais alto, diz estudo Leia mais »

Pesquisadores brasileiros estudam enzimas de baratas para obter etanol

Substâncias no sistema digestivo dos insetos podem ajudar a criar álcool. Resultados obtidos são promissores, afirma professor da UFRJ. Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está estudando como usar baratas – mais precisamente enzimas especializadas no sistema digestivo delas – para ajudar na obtenção do etanol. A ideia é …

Pesquisadores brasileiros estudam enzimas de baratas para obter etanol Leia mais »

Fotógrafo captura gotas de orvalho cobrindo mosca

Nicolas Reusens fez imagens impressionantes com lente macro no jardim de casa. O fotógrafo amador Nicolas Reusens conseguiu capturar o momento em que uma mosca fica totalmente coberta por gotículas de orvalho. Reusens fez a imagem no jardim de sua casa, em Madri, na Espanha. O fotógrafo de 36 anos usou lentes macro para capturar …

Fotógrafo captura gotas de orvalho cobrindo mosca Leia mais »

Estudo revela como insetos minúsculos sobrevivem à chuva

O corpo minúsculo e extremamente leve do mosquito cumpre papel chave para a sobrevivência do inseto quando voa na chuva, segundo cientistas americanos. A equipe, do Georgia Institute of Technology, na Georgia, Estados Unidos, filmou colisões entre insetos e gotas de chuva. O filme mostrou que seus corpos oferecem tão pouca resistência que, em vez …

Estudo revela como insetos minúsculos sobrevivem à chuva Leia mais »

Borboletas preferem machos com asas mais vistosas

Pesquisadores de Yale estudaram o processo de evolução das asas da espécie ‘Bicyclus anynana’ Uma pergunta sempre intrigou os biólogos que estudam a seleção sexual (quando se trata não da disputa pela sobrevivência e sim pela chance de se reproduzir): se as borboletas fêmeas identificam os machos de sua espécie pelo padrão das manchas em …

Borboletas preferem machos com asas mais vistosas Leia mais »

Genoma da borboleta determina suas cores e camuflagem, diz estudo

Espécie amazônica imita outras por ter mesmo padrão genético. Sequência de DNA determina cores que afasta predadores. Ao tentarem sequenciar o genoma de uma borboleta típica da América do Sul, cientistas descobriram que a habilidade incomum da espécie em imitar outras borboletas acontece por semelhanças no DNA. O estudo foi publicado nesta quinta-feira (17) na …

Genoma da borboleta determina suas cores e camuflagem, diz estudo Leia mais »

Estudo mostra relação entre pesticida e desaparecimento de abelhas

A causa do sumiço drástico dos insetos intriga pesquisadores e criadores Experimentos realizados por pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard encontraram relação entre o uso de inseticidas comuns e o Colapso das Colmeias (termo conhecido em inglês como Colony Colapse Disorder ou CCD), fenômeno onde abelhas abandonam suas colmeias. A pesquisa será publicada na edição …

Estudo mostra relação entre pesticida e desaparecimento de abelhas Leia mais »

Borrachudos podem ajudar no tratamento de inflamações

Cientistas descobrem uma proteína presente na saliva do inseto que, além de anticoagulante, ajuda a regular o processo de inflamação no organismo Cientistas da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, encontraram uma utilidade para os borrachudos, conhecidos pela picada dolorida. Os pesquisadores descobriram que os insetos podem ajudar no combate ao processo de inflamação. O trabalho …

Borrachudos podem ajudar no tratamento de inflamações Leia mais »

Vespa gigante encontrada há 82 anos na Indonésia pertence a uma nova espécie

Machos da ‘Megalara garuda’ tem 6 centímetros de comprimento Cientistas identificaram uma nova espécie de vespa que, com características bastante incomuns, já está sendo chamada de “rainha das vespas”. O animal — que fazia parte da coleção do Museu de História Natural de Berlim, na Alemanha — foi coletado em 1930 na ilha Sulawesi, na Indonésia, …

Vespa gigante encontrada há 82 anos na Indonésia pertence a uma nova espécie Leia mais »