IPEVS

Ibama

Ibama apreende 362 tartarugas que seriam vendidas em Manaus

Fiscais localizaram ‘currais’ de quelônios, em Roraima. Operação de fiscalização ocorre na região do Baixo Rio Branco. Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Policia Federal, apreendeu 362 tartarugas da Amazônia que seriam vendidas em Manaus. Quatro “tartarugueiros” foram presos. Segundo o órgão, a fiscalização …

Ibama apreende 362 tartarugas que seriam vendidas em Manaus Leia mais »

Garimpo invade áreas de preservação no Pará

Os riscos apontados para a bacia do Tapajós deixam claro que a região amazônica, apesar do aumento nos índices de queda no desmatamento, continua a ser tratada como o grande almoxarifado de recursos naturais do planeta. As ações planejadas para a maior bacia hidrográfica do mundo não se restringem a planos de construção de uma …

Garimpo invade áreas de preservação no Pará Leia mais »

Ibama reavalia uso de quatro tipos de agrotóxico e sua relação com o desaparecimento de abelhas no país

Mesmo na ausência de levantamentos oficiais, alguns registros sobre a redução do número de abelhas em várias partes do país, em decorrência de quatro tipos de agrotóxico, levaram o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a restringir o uso de importantes inseticidas na agropecuária brasileira, principalmente para as culturas de …

Ibama reavalia uso de quatro tipos de agrotóxico e sua relação com o desaparecimento de abelhas no país Leia mais »

Ibama usa brecha da lei e multa desmate

Apesar de lei de dezembro transferir aos estados a tarefa de fiscalizar desmatamento, órgão interpreta que pode autuar e promove operação na Amazônia. A transferência da tarefa de fiscalizar o desmatamento ilegal para os estados, por meio de lei sancionada em dezembro pela presidente Dilma Rousseff, não impediu o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e …

Ibama usa brecha da lei e multa desmate Leia mais »

Ibama encontra 74 pássaros silvestres em cativeiro no ES

O Ibama encontrou ontem 74 pássaros silvestres no Estado do Espírito Santo em duas operações para verificar se os animais eram mantidos de forma irregular em cativeiro. No total, foram aplicados R$ 103 mil em multas, segundo o órgão. Em uma das operações, o Ibama encontrou 12 pássaros em um torneio de canto na cidade …

Ibama encontra 74 pássaros silvestres em cativeiro no ES Leia mais »

Decoradora é multada no PA por uso de cocar com penas em exposição

Enfeites com partes de animais silvestres são proibidos, informa Ibama. Designer responde que ainda não foi notificada pelo órgão ambiental. O Ibama do Pará informou que multou em R$ 10 mil a designer de interiores Fátima Rego por usar dois cocares indígenas feitos com penas de araras e papagaios em seu espaço num evento de …

Decoradora é multada no PA por uso de cocar com penas em exposição Leia mais »

Ibama e o abandono de quelônios

Leiliane Marinho – http://www.oecoamazonia.com “Dá pra sentir pelo cheiro”. A insistente fumaça do casco sapecado na brasa, forma como é preparada a tartaruga-da-amazônia, ainda apreciada no norte do Brasil, denuncia que o número de fêmeas capturadas no momento da desova em Praia Alta, Rondônia, não é pequeno. “Estão comendo tartaruga como nunca”, conta Eduardo Bissagio, analista …

Ibama e o abandono de quelônios Leia mais »

Cobra de seis metros e de 120 quilos é encontrada por fazendeiro em MT

Cobra pesa mais de 120 quilos e foi capturada pelo Ibama. Foram necessários oito homens para carregar o animal até a gaiola. Uma cobra sucuri de seis metros foi capturada em uma fazenda localizada próxima ao município de Guarantã do Norte, a 721 quilômetros de Cuiabá. O proprietário contou que o animal pesa 120 quilos …

Cobra de seis metros e de 120 quilos é encontrada por fazendeiro em MT Leia mais »