Servidores de órgãos ambientais federais, em greve há quase 60 dias, fizeram um protesto hoje (6) espalhando centenas de cruzes no gramado em frente ao Congresso Nacional. A mobilização ocorreu durante o 8º Passeio Ciclístico e a 1ª Caminhada por Um Brasil Sustentável, promovidos pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Organização Não Governamental Rodas da Paz.
De acordo com Joaquim Benedito, representante do comando de greve dos servidores do meio ambiente, as cruzes representam estações ecológicas, parques nacionais e áreas de proteção ambientais. O objetivo é mostrar à sociedade o descaso com que o governo trata a área ambiental. “O meio ambiente não é prioridade para o governo, eles só querem saber dos institutos ambientais quando querem licenciar os empreendimentos na área de hidrelétricas, mineração, petróleo”, disse.
Durante o protesto, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Distrito Federal (Sindsep) e da Associação dos Servidores do Instituto do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Asibama) distribuíram uma carta intitulada Semana Nacional do Meio Ambiente: Nada a Comemorar, que explica os principais motivos da greve.
“A greve dos servidores evidencia a crise em que se encontram os órgão ambientais federais. Enquanto não se eleger de fato o setor ambiental como prioridade, a sociedade brasileira não terá nada a comemorar na Semana Nacional do Meio Ambiente”, diz o documento.