IPEVS

Paraná dará início ao vazio sanitário da soja para prevenir a ferrugem asiática

O Paraná anuncia nesta segunda-feira, 14, o vazio sanitário da soja em todo o estado. A medida é adotada para controle da ferrugem asiática e outras doenças que atacam as plantas.

Pela terceira vez o Paraná implanta o vazio, que vai do dia 15 de junho a 15 de setembro. Durante este período é proibida a presença de plantas vivas em áreas cultivadas, reservas, parques, instalações de armazenamento, comércio e industrialização, praças e, ainda, plantas germinadas de grãos que caíram durante o transporte, de acordo com a resolução da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

As perdas relacionadas à ferrugem asiática, em todo o Brasil, superaram US$13 bilhões, segundo estimativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa. “O alerta é importante para todo o setor. O produtor deve eliminar a soja que sobrou no campo o quanto antes. Isso será benéfico para ele mesmo. Se não houve soja no campo, o fungo não terá hospedeiro (plantas vivas de soja) e o produtor ganhará com a aplicação de menos fungicidas na próxima safra de verão”, explicou o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Chandoha.

A ferrugem asiática causa a queda das folhas e prejudica a formação dos grãos. A produtividade das lavouras pode ser seriamente comprometida caso a doença se manifeste. Ao eliminar a planta durante o período do vazio sanitário, impede-se o desenvolvimento do fungo causador da praga.

Fonte: Ambiente Brasil – Com informações da Seab.

Deixe um comentário