IPEVS

Uma linha direta para áreas protegidas

O Departamento de Reservatórios e Áreas Protegidas de Itaipu Binacional anunciou que vai utilizar uma linha direta para receber comunicados de ocorrências ambientais no lago e nas áreas protegidas de seu entorno. Por meio do número 0800 645 2002, a comunidade pode avisar a empresa sobre casos de pesca predatória, incêndios florestais ou outros tipos de irregularidades nas áreas protegidas da margem esquerda (Brasil) e no próprio reservatório, que somam uma área de aproximadamente 170 mil hectares.

Usada antes apenas para obter informações sobre peixes marcados no reservatório e capturados por pescadores, a linha direta existe desde 2003. O uso do sistema também ajudará a Divisão de Reservatórios a formar um banco de dados sobre ocorrências, assim como já acontece com a marcação de peixes. Em 2010, Itaipu registrou 50 ocorrências relacionadas à pesca, flora e fauna e outras nove de casos relativos à poluição de suas áreas, segundo dados da Polícia Ambiental relatados pela Segurança Empresarial.

O gerente da divisão, Matheus Romero Neto, explica que a intenção é concentrar em um único número as ligações sobre problemas ambientais, que chegavam por meio de números diversos e, a partir de uma análise, tomar as providências necessárias. “Facilitamos o contato com a comunidade lindeira, que pode se comunicar com a Itaipu por meio do 0800, sem pagar pela ligação. Isso já ocorre com sucesso com a marcação de peixes. Por isso, ampliamos o serviço”, explicou Romero Neto.

Fonte: Ambiente Energia

Deixe um comentário