IPEVS

Evolva lança programas Home e Office Carbon

Incubadora da PUC do Rio Grande Sul promove lançamento de software de medição individual de emissão de carbono.

A Evolva Projetos, empresa instalada na Incubadora Raiar da PUCRS, lança hoje (15), os programas Home e Office Carbon (HOC) – softwares de medição individual de emissão de carbono. O evento será realizado às 14h30min em Porto Alegre.

 

Na oportunidade, será realizada mesa-redonda para discutir o tema “Aquecimento Global: uma proposta para a mudança de comportamento nos lares e nas empresas”, com a participação do diretor-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Carlos Fernando Niedersberg; da diretora do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS (IMA), professora Betina Blochtein; do gerente de Segurança e Meio Ambiente da Refinaria Alberto Pasquilini (Refap), Antonio Ricardo Lanfredi; do engenheiro de meio ambiente da Unidade de Petroquímicos Básicos da Braskem, Mauro Machado Júnior; e de Rodrigo Lagreca, diretor da Evolva e idealizador do HOC.

 

Durante o evento, os participantes poderão testar os softwares em computadores distribuídos no local. O encontro é destinado à imprensa especializada, empresários, representantes do setor público e interessados no tema.

 

Outra atração do evento será a exposição de fotografias da Bom Olhado Fine Art Photography. A empresa, que também é incubada na Raiar da PUCRS, baseia seu trabalho em conceitos das finas artes e da sustentabilidade ambiental, utilizando materiais duráveis e ecologicamente responsáveis.

 

HOC – Home e Office Carbon

O programa desenvolvido pela Evolva calcula as emissões de carbono de cada indivíduo, considerando aspectos culturais, sociais e físicos. Além de informar quanto de carbono cada pessoa consome nas diferentes atividades diárias, o programa traz dicas práticas para redução de emissão do gás. “As sugestões de alteração de comportamento respeitam o ritmo de vida de cada indivíduo para que ele consiga promover suas próprias mudanças”, explica Lagreca.

 

O HOC tem o objetivo de instrumentalizar as pessoas em seus lares e locais de trabalho sobre como construir, de forma sustentável e autônoma, um novo padrão de comportamento reduzindo o impacto no meio ambiente e, consequentemente, as emissões de CO2 no planeta. “Os programas podem conscientizar o indivíduo sobre a sua parcela de responsabilidade nos problemas e nas soluções quanto ao aquecimento global, já que não são apenas os governos que devem agir”, considera o empresário. Além dos softwares, a Evolva também presta consultorias e treinamentos para estimular a ação.

 

O Home Carbon será de uso livre e gratuito e esta oferta é feita por meio de parcerias com empresas. Para essa categoria há expectativas de um aplicativo para smartphones. O Office Carbon será comercializado diretamente às empresas. A versão prevê customizações a fim de adequar a proposta do aplicativo à necessidade de sensibilização detectada na organização.

 

Para auxiliar na criação e aprimoramento dos softwares, a Evolva realiza pesquisa para diagnosticar o comportamento nas empresas. Um resultado parcial da consulta será divulgado durante o evento. O questionário permanecerá ativo para que a Evolva possa constantemente realizar melhorias nos softwares. Para participar da pesquisa, acesse o link:

http://spreadsheets.google.com/a/jornaldaciencia.org.br/viewform?formkey=dFRrUVlfNnVLa2RsVHF6YnZ5cXd0MXc6MQ.

(Ascom da PUCRS)

Deixe um comentário