IPEVS

Mico-leão-preto nasce por cesariana em zoológico no Reino Unido

Espécie é típica de São Paulo e está criticamente ameaçada de extinção.
É a primeira reprodução fora do Brasil com sucesso em 8 anos, afirma zoo.

Francisco é amamentado a cada duas horas com uma seringa de leite. (Foto: Durrel Trust/Divulgação)
Francisco é amamentado a cada duas horas com uma seringa de leite. (Foto: Durrel Trust/Divulgação)

Um filhote de mico-leão-preto nasceu por meio de cesariana no fim de março num zoológico da ilha de Jersey, no Reino Unido. A Fundação Durrell, onde aconteceu o nascimento, anunciou o feito esta semana. Segundo a instituição, é a primeira vez em oito anos que um primata desta espécie se reproduz com sucesso fora do Brasil.

O mico-leão-preto é considerado criticamente ameação pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês) e consta também da lista de animais em risco de extinção do Ibama. É uma espécie endêmica do estado de São Paulo, onde tem como praticamente último reduto o Parque Estadual Morro do Diabo, no extremo oeste do estado.

O bebê-mico nascido em Jersey recebeu o nome de Francisco, numa homenagem ao chefe da equipe de veterinários que o colocou no mundo. A mãe Roxanne já havia perdido dois filhotes, o que levou os especialistas a optarem pela cesariana. Francisco está recebendo leite a cada duas horas com uma seringa e logo deve aprender a se alimentar diretamente de uma tigela, o que permitirá que se junte a outros micos.

A Fundação Durrel tem, atualmente, nove micos-leões-pretos.

Fonte: Globo Natureza, São Paulo

Deixe um comentário