IPEVS

Operação apreende 100 metros cúbicos de madeira ilegal em Goiás

Seis caminhões foram flagrados com carga sem documentação de origem.
Madeira havia sido extraída de forma clandestina da Amazônia e cerrado.

Operação contra o comércio clandestino de madeira, realizada entre os dias 8 e 13 de agosto em rodovias federais que cortam Goiás, apreendeu cerca de 100 metros cúbicos de madeira sem documentação florestal e que foram extraídas da Amazônia. Os flagrantes ocorreram nos municípios de Uruaçu e Porantagu.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), um dos veículos flagrados tentava esconder madeira serrada de uma forma ousada. Na caçamba do caminhão, o motorista utilizou caixas empregadas no transporte de verduras e legumes para encobrir a madeira ilegal.

Foi encontrada uma quantidade de lenha sem documento de origem, que havia sido extraída e tratada no Tocantins e era composta de espécies do cerrado. No total, foram aplicadas multas equivalentes a R$ 45 mil. Ninguém foi detido e a madeira apreendida foi levada pelo Ibama.

Um dos caminhões flagrados transportando madeira extraída de forma ilegal em estradas federais de Goiás (Foto: Divulgação/Ibama)
Um dos caminhões flagrados transportando madeira extraída de forma ilegal em estrada federal de Goiás (Foto: Divulgação/Ibama)
Em uma das apreensões, veículo utilizava caixas para esconder carga ilegal de madeira (Foto: Divulgação/Ibama)
Em uma das apreensões, veículo utilizava caixas para esconder carga ilegal de madeira (Foto: Divulgação/Ibama)

Fonte: Globo Natureza, São Paulo

Deixe um comentário