IPEVS

O conhecimento biológico e sua aplicação no universo da gestão ambiental: aspectos conceituais e metodológicos, texto de Eleonora Trajano e Roberto Varjabedian

“A Convenção da Diversidade Biológica, da qual o Brasil é signatário, não tem sido devidamente considerada na prática em várias tomadas de decisões empreendidas pelos órgãos públicos nas diferentes esferas de competências”

Eleonora Trajano é professora do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da USP. Roberto Varjabedian é assistente técnico do Ministério Público de SP. Texto enviado pelos autores ao “JC e-mail”:

“Nos dias 18 e 19 de junho, realizou-se, no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, o encontro temático: “O conhecimento biológico e sua aplicação no universo da gestão ambiental: aspectos conceituais e metodológicos”, que contou também com o apoio da SBPC.

Participaram do encontro pesquisadores de diversas áreas da Biologia, os quais têm em comum a vivência na área de Conservação e a preocupação com os rumos atuais da política ambiental brasileira.

Na legislação ambiental brasileira existem vários elementos, termos e condicionantes a serem considerados que implicam na aplicação de conceitos, métodos e conhecimentos biológicos, repercutindo de forma determinante na tomada de decisões sobre o destino dos remanescentes de ecossistemas naturais.

Assim, a proposta do evento foi de promover discussões visando ao aprofundamento conceitual, bem como metodológico, com ênfase nos requisitos mínimos para definição e aplicação adequada de

Deixe um comentário