Animais seriam exportados para a China, considerado principal comprador.
Comércio ilegal pode acarretar na extinção desta espécie.
A polícia da Tailândia apreendeu neste domingo (25) um carregamento com 97 pangolins em uma província no sudeste do país. A carga, estimada em US$ 32 mil, seria enviada para a China. Nesta segunda-feira (26), as autoridades do país participaram de coletiva de imprensa em Bangcoc, onde os animais foram apresentados.
Na semana passada, cinco toneladas de carne deste animal foram confiscadas por autoridades da Indonésia em uma pequena cidade do país e o material foi enterrado. Ocorrências envolvendo os pangolins, uma espécie de tatu que existe apenas no Sudeste Asiático, têm se tornado constantes e coloca em risco este animal.
Existe uma grande movimentação ilegal envolvendo principalmente comerciantes da China, que adquirem estes animais acreditando que eles podem curar uma série de doenças e aumentar a potência sexual. Suas escamas também são utilizadas e vendidas à população.
O comércio desta espécie foi proibido em 2002, por meio da Convenção Internacional sobre espécies ameaçadas. Apesar da legislação, o crime continua sendo cometido por caçadores rurais, incluindo os trabalhadores nas plantações da Indonésia.

Fonte: Globo Natureza, São Paulo