IPEVS

IPEVS tem participação importante no Seminário de Integração do Paranapanema

Nos dias 07 a 09 de Novembro de 2011, cerca de 170 pessoas de diversos segmentos reuniram-se nas dependências do Hotel Aguativa Resort, em Cornélio Procópio, para a realização do Seminário de Integração do Paranapanema.

O Seminário de Integração do Paranapanema visou articular e promover o diálogo entre os representantes dos poderes públicos, municípios, usuários e sociedade civil sediados na Bacia Hidrográfica para o processo de composição e instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

O evento contou com a participação de Membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos Estados de São Paulo e Paraná, representantes dos usuários, da sociedade civil, dos municípios e dos órgãos governamentais com atuação na bacia hidrográfica do Rio Paranapanema.

A participação do IPEVS

O IPEVS esteve presente em todo o evento através dos membros de sua diretoria, Rafael Haddad e Livea Almeida. Devido às contribuições para o desenvolvimento dos trabalhos, Rafael Haddad foi escolhido como representante da Sociedade Civil no Estado do Paraná para apresentar as propostas deste segmento durante o Seminário, e também para articular futuras reuniões com os representantes das ONGS ambientalistas paranaenses inseridas na Bacia Hidrográfica do Paranapanema.

Bióloga Livea Almeida durante o evento.
Rafael Haddad durante apresentação no Seminário

Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema

A Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema é composta por 247 municípios em uma área de 105.921 Km2. Estão instalados na Bacia 06 Comitês de Bacias Hidrográficas, sendo:

03 no Estado do Paraná:

Comitê do Norte Pioneiro

Comitê do Piraponema

Comitê do Rio Tibagi

03 no Estado de São Paulo:

Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema

Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema

Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema

O Rio Paranapanema tem comprimento  de 929 Km, sendo  sua Nascente na cota 900 m na Serra Agudos Grande e a Foz – na cota 239 m no Rio Paraná. Separa, a partir da Foz do Rio Itararé, os Estados de São Paulo e Paraná; O Rio Paranapanema, mais do que uma divisa estadual, é um eixo de integração entre duas regiões muito homogêneas. As vertentes Paulista e Paranaense deste Rio apresentam grande identidade, tanto social, quanto cultural e principalmente econômica.

Destacam-se como características regionais:

1. Considerada Região de Conservação por possuir importante acervo ambiental preservado, sobretudo nas porções de cabeceiras (Alto Paranapanema Paulista e  Itararé, Cinzas e Paranapanema 1 e Paranapanema 2 , no Estado do Paraná);

2. Agricultura de ponta e um extraordinário potencial para a agricultura irrigada, tanto pela excelência de seus solos, quanto pelo enorme disponibilidade hídrica. (Alto e Médio Paranapanema Paulista e Bacia dos Rios Cinzas e Tibagi, no Paraná);

3. Grande produção agropecuária nas porções finais da Bacia Hidrográfica do Paranapanema (Pontal do Paranapanema Paulista, Bacia do Pirapó, Paranapanema 3 e 4 no Paraná);

4. Grande avanço na Industrias Sucro-Alcooleira e aumento no plantio de cana de açúcar;

5. Grande disponibilidade de Recursos Hídricos (superficiais e subterrâneos);

6. Grande geradora de hidroeletricidade ao longo do Paranapanema e seus tributários;

7. Dispõe de relevante potencial turístico.

Curiosidade: Em São Paulo, a Lei Estadual 10.488/99, designa o dia 27 de agosto o dia do Rio Paranapanema.

Fonte: www.paranapanema.org/Ascom IPEVS

 

Deixe um comentário