IPEVS

Mordida eficiente ajuda a explicar por que ratos e camundongos se espalharam pelo planeta

Formato do crânio e distribuição de músculos na mandíbula confere às duas espécies mais habilidade que outras especializadas apenas em roer ou em mastigar

Entre roídas e mastigadas, camundongos e ratos possuem o melhor desempenho entre os roedores. São melhores que os esquilos, considerados especialistas em roer e que os porquinhos da índia, bons de mastigação. Isso ajudaria a explicar por que ratos e camundongos são uma das pestes mais comuns do mundo. A pesquisa feita na Universidade de Liverpool, na Inglaterra, foi publicada no periódico PLoS ONE.

Os ratos conseguem tanto roer quanto mastigar com eficiência. Outras espécies de roedores se especializaram em uma coisa ou outra. O esquilo, por exemplo, é especialista em roer, enquanto que o porquinho da índia se especializou em mastigar.

Para comparar os diferentes tipos de mordidas entre os roedores, os pesquisadores criaram uma simulação no computador. Nela, foi possível analisar como o formato do crânio e o arranjo dos músculos tem papel fundamental para o sucesso da mordida de ratos e camundongos.

Os pesquisadores descobriram que os músculos na cabeça do rato aumentam a eficiência da mordida, permitindo roer e mastigar com mais sucesso que espécies especializadas em um dos dois métodos. “Esperávamos que os ratos criados no computador fossem mais versáteis, mas menos efetivos que o esquilo e o porquinho da índia”, disse Philip Cox, coautor do estudo. “Não se espera que um nadador triatleta derrote, por exemplo, um nadador especialista em 1.500 metros.”

O estudo mostrou, no entanto, que a forma como os músculos dos ratos se adaptaram através do tempo aumentou a habilidade de mastigar. “Isso ajuda a explicar por que ratos e camundongos conseguiram se adaptar tão bem, com hábitos alimentares versáteis que os permitem comer eficientemente uma vasta gama de materiais”, disse Cox.

O estudo também envolveu pesquisadores das universidades de Hull e Bristol, ambas no Reino Unido, Universidade de Shinshu, Japão, e colaboradores do Museu Nacional de História Natural, em Paris.

Saiba mais

EVOLUÇÃO DOS ROEDORES
Há 56 milhões de anos, os roedores têm adaptado o crânio e os músculos da mandíbula em uma corrida evolucionária. O grupo de roedores que inclui o esquilo, chamado ciuromorfos, se especializou em adaptações relacionadas à atividade de roer. Outro grupo, chamado histricomorfos, que inclui o porquinho da índia, escolheu a mastigação. Os miomorfos, que incluem os ratos e camundongos, se adaptaram às duas atividades: roer e mastigar.

Ter a melhor mordida garantiu aos ratos e camundongos a adaptação necessária para se tornarem uma das pestes mais comuns do mundo
Ter a melhor mordida garantiu aos ratos e camundongos a adaptação necessária para se tornarem uma das pestes mais comuns do mundo (iStockphoto/ThinkStock)

Fonte: Veja Ciência

Deixe um comentário