IPEVS

BRASIL E MUNDO

BRASIL E MUNDO

Maior aquífero do mundo fica no Brasil e abasteceria o planeta por 250 anos

Imagine uma quantidade de água subterrânea capaz de abastecer todo o planeta por 250 anos. Essa reserva existe, está localizada na parte brasileira da Amazônia e é praticamente subutilizada. Até dois anos atrás, o aquífero era conhecido como Alter do Chão. Em 2013, novos estudos feitos por pesquisadores da UFPA (Universidade Federal do Pará) apontaram …

Maior aquífero do mundo fica no Brasil e abasteceria o planeta por 250 anos Leia mais »

Brasil celebra o dia de água submerso em uma severa crise hídrica

O Brasil se envolveu neste domingo nas celebrações do Dia Mundial da Água enquanto o sudeste do país atravessa uma das piores crises hídricas de sua história e que tem como principal foco o estado de São Paulo. Diferentes atos foram organizados durante o dia todo na capital paulista para conscientizar a população sobre a …

Brasil celebra o dia de água submerso em uma severa crise hídrica Leia mais »

Dar migalhas de pão a patos pode prejudicar ecossistemas, dizem especialistas

Prática não só prejudica saúde do animal como coloca em risco habitat natural das aves; ambientalistas dão dicas sobre como evitar danos.   A prática pode parecer inofensiva, mas alimentar patos com migalhas de pão não só prejudica a saúde do animal, como também pode colocar em risco todo o ecossistema onde eles vivem, segundo …

Dar migalhas de pão a patos pode prejudicar ecossistemas, dizem especialistas Leia mais »

Pika-de-Ili, mamífero ‘fofinho’ raro, é redescoberto em montanhas da China

Espécie foi descoberta em 1983 e foi vista raras vezes desde então. Mesmo cientista que a descobriu conseguiu fotografar exemplar em 2014   O cientista Weidong Li, do Instituto de Ecologia e Geografia Xinjiang, na China, descobriu por acaso uma nova espécie de mamífero em 1983: a pika-de-Ili (Ochotona iliensis). O pequeno animal, encontrado pela primeira …

Pika-de-Ili, mamífero ‘fofinho’ raro, é redescoberto em montanhas da China Leia mais »

Uma em cada 10 espécies de abelhas da Europa corre risco de extinção

Esta foi a primeira vez que todas as 1 965 espécies desses insetos no continente foram estudadas   Uma em cada dez espécies de abelhas silvestres da Europa está ameaçada de extinção, constatou um estudo publicado nesta quinta-feira pela União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Esta foi a primeira vez …

Uma em cada 10 espécies de abelhas da Europa corre risco de extinção Leia mais »

Tráfico de animais silvestres moveu R$ 7 bilhões no Brasil em 10 anos

Quadrilhas desafiam autoridades e alimentam lucrativo mercado criminoso. Centenas de animais, muitos em risco de extinção, são capturados. As quadrilhas desafiam as autoridades e alimentam um mercado lucrativo e criminoso. Centenas de animais, muitos em risco de extinção, são capturados diariamente, e muitos acabam morrendo antes de chegar ao destino final. Em dez anos, quase …

Tráfico de animais silvestres moveu R$ 7 bilhões no Brasil em 10 anos Leia mais »