IPEVS

Reciclagem

Ministério cria grupo para discutir regras sobre sacolinhas plásticas

Ideia é debater uso sustentável e normatização das sacolinhas no país. Portaria no Diário Oficial da União anunciou criação de grupo de trabalho. O Ministério do Meio Ambiente criou um grupo de trabalho para discutir o uso sustentável das sacolinhas plásticas e propor normas sobre o tema para o Brasil, segundo uma portaria publicada nesta …

Ministério cria grupo para discutir regras sobre sacolinhas plásticas Leia mais »

Câmara proíbe incineração do lixo em Maringá

Projeto de lei que cria programa de coleta seletiva também impede a queima de resíduos no município. Prefeitura defendia instalação de uma usina para tratamento térmico do lixo A Câmara de Vereadores de Maringá aprovou em primeira discussão, nesta terça-feira (15), o projeto de lei proibindo a incineração de lixo no município, proposta que estava …

Câmara proíbe incineração do lixo em Maringá Leia mais »

Borra de café acaba com mau cheiro de esgoto

Os amantes de café do mundo todo podem se regozijar. As pilhas de borra que são descartadas diariamente podem desaparecer com o mau cheiro típico do esgoto. Pesquisadores da Universidade da Cidade de Nova York relatam na revista “The Journal of Hazardous Materials” que a borra de café pode absorver o sulfeto de hidrogênio, gás …

Borra de café acaba com mau cheiro de esgoto Leia mais »

Garrafas PET podem ser usadas para a produção de verniz

Em vez de ir para o lixo, garrafas PET usadas podem ser transformadas em matéria-prima para a produção de verniz, substituindo compostos derivados de petróleo. No seu estudo de mestrado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o químico Antonio Eduardo Ferreira Alves da Silva desenvolveu uma técnica para transformar as garrafas plásticas jogadas …

Garrafas PET podem ser usadas para a produção de verniz Leia mais »

Ecoeficiência de sacolas depende do comportamento do consumidor

Em tempos de ecoeficiência, há quem acredite que as sacolas retornáveis são a melhor opção na hora de fazer compras. Mas, de acordo com um estudo inédito, realizado pela Fundação Espaço ECO e Instituto Akatu, não é tão simples assim dizer que as sacolas retornáveis são melhores para o meio ambiente. O estudo concluiu que …

Ecoeficiência de sacolas depende do comportamento do consumidor Leia mais »

IPEVS participa de projeto de Economia Solidária da ONG ORAR

A Sustentabilidade em todos os setores têm sido amplamente discutida. Como forma de promovê-la no âmbito econômico, social e ambiental em Cornélio Procópio, a ONG ORAR, através de sua Presidente Cláudia Moreira, iniciou um projeto de Economia Solidária junto aos recicladores do município. Contando com a participação de diversos parceiros, entre eles, Prefeitura Municipal, Associações …

IPEVS participa de projeto de Economia Solidária da ONG ORAR Leia mais »

BA inaugura unidade para transformar resíduos em matéria-prima

Erguer paredes com resíduos petroquímicos e transformar compostos de enxofre descartados em insumo nobre para a indústria de cosméticos. Esses são exemplos do que se pretende fazer no Cita (Centro de Inovação e Tecnologia Ambiental), inaugurado nesta quinta-feira (25) no polo de Camaçari (BA). Trata-se de uma aposta da Cetrel, empresa que trata efluentes e …

BA inaugura unidade para transformar resíduos em matéria-prima Leia mais »

Primeira versão do Plano de Resíduos Sólidos será apresentada no fim deste mês

No final deste mês será apresentada ao Brasil a primeira versão do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. O documento contendo diagnóstico e um conjunto de informações sobre as metas e diferentes cenários estudados e propostos pelo Grupo de Trabalho (GT1) foi discutido durante a reunião do Comitê Interministerial, realizada na segunda-feira (1º), em Brasília. O …

Primeira versão do Plano de Resíduos Sólidos será apresentada no fim deste mês Leia mais »

Novaenergia transformará plástico em óleo

Se tudo der certo, o lixo plástico, que leva dezenas de anos para se decompor quando jogado em aterros, está perto de ter um fim, ou melhor, um recomeço. A Wastech, empresa baiana especializada em tratamento de resíduos, está criando uma nova companhia, chamada Novaenergia, que atuará na transformação de lixo plástico em petróleo. A …

Novaenergia transformará plástico em óleo Leia mais »