IPEVS

Biólogos isolam ninhos de tartaruga em praia do Paraná

Ovos de tartaruga marinha foram encontrados em praias da cidade de Pontal do Paraná (PR). De acordo com a bióloga Camila Domit, coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná, seis ninhos foram localizados – o último, na segunda-feira (18). Cada um tem, em média, cem ovos. A espécie está em extinção.

A primeira desova da tartaruga ocorreu em 27 de novembro de 2009, e é possível que ela desove até dez vezes em uma mesma temporada reprodutiva. “Esse é um episódio bastante importante porque existem só 20 fêmeas dessa espécie desovando no Brasil, e todas no norte do Espírito Santo, com exceção dessa que desovou no Paraná”, disse Camila ao G1.

A bióloga afirma que a mesma tartaruga já havia feito ninhos no Paraná, em 2007, mas os ovos não estavam fecundados. Dessa vez, há a confirmação de que pelo menos três ninhos tenham ovos fecundados. “Não há como garantir, mas, em média, costumam nascer de 50% a 60% dos filhotes de uma ninhada.”

 
Para garantir o desenvolvimento dos ovos, biólogos monitoram diariamente a maré e a temperatura da areia. A tartaruga que realizou a desova tem cerca de 1,5 metro de carcaça e estima-se que pese em torno de 250 quilos. (Fonte: G1)

 

 

Deixe um comentário