IPEVS

Ibama pode autorizar abate de pombos em Londrina

A resposta depende da análise de documentos enviados pela Prefeitura ao Ibama. A tendência é que o abate seja autorizado. Serviço será feito por uma empresa.

O abate de aproximadamente 50 mil pombos em Londrina pode ser autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na semana que vem. A informação foi confirmada ao JL pelo superintendente do órgão, Hélio Sydol, na última quinta-feira (15).

Se toda a documentação solicitada pelo IBAMA ao município estiver correta, a expectativa é que a licença para o abate seja concedida. Caso falte algum dado, a prefeitura terá de providenciá-lo. A análise dos documentos só termina na semana que vem, quando o órgão deve se pronunciar.

“Se as complementações solicitadas tiverem sido apresentadas satisfatoriamente, é muito provável que essa licença [para o abate] seja concedida. Depende do teor das informações [repassadas pela prefeitura]”, afirmou Sydol.

Ele explicou que o Ibama expediu, em dezembro de 2009, um parecer solicitando uma série de documentos e detalhes do projeto de abate. “Essas informações vieram somente no dia 29 de março de 2010”, informou o superintendente.

Segundo ele, em abril e maio, o órgão sofreu com a paralisação de funcionários. “A análise foi retomada e eu assumi um compromisso de dar a resposta na semana que vem.”

Entre os detalhes pedidos pelo Ibama, estão estudos relacionados à utilização de aparelhos sonoros, indivisíveis ao ser humano, mas que podem espantar os pombos; justificativa sobre o abate; quantidade de aves a ser abatidas; e estudos sobre árvores a serem utilizadas no município, que podem influir na questão das aves.

Autorização antecipada

O secretário municipal do Ambiente, José Faraco, havia confirmado ao JL a autorização do Ibama para o abate de pombos. “Vamos fazer licitação, chamar a empresa especializada”, disse o secretário. Segundo ele, a liberação havia ocorrido em uma conversa, por telefone, com o superintendente do órgão, no início da tarde desta quinta-feira. “Agora vou comunicar o prefeito para ele anunciar”, disse o secretário. Faraco disse que entraria em contato com uma empresa do Rio de Janeiro especializada no assunto, embora o processo seja licitatório.

O superintendente do Ibama confirmou que falou com Faraco por telefone, mas negou que tivesse autorizado o abate. “Em momento algum eu garanti que [a resposta] seria favorável. Mas, se estiver tudo de acordo, há a possibilidade de sair [a licença]”, disse.

Deixe um comentário