IPEVS

Exemplar do menor tamanduá do mundo é devolvido à mata no PA

Um exemplar de tamanduaí (Cyclopes didactylus), menor espécie de tamanduá do mundo, foi encontrado por turistas quando tentava atravessar a rodovia PA 481, em Barcarena, a 123 km de Belém.

O raro animal, que quase nunca desce das árvores, e portanto é um dos menos estudados da fauna brasileira, tem cerca de 15 cm de comprimento (sem a cauda) e 300 gramas de peso, segundo informações do Ibama, órgão a que foi entregue.

O tamanduaí foi levado ao instituto dentro de uma caixa de sapato na sexta-feira (14). Depois de examinado, foi devolvido a uma área de floresta.

Animal de hábitos noturnos, o tamanduaí passa o dia enrolado nas copas das árvores e se alimenta principalmente de formigas. De acordo com o Ibama, há registros da espécie nos estados da região amazônica e, menos frequentemente, no Nordeste.

O tamanduaí não está incluído na lista dos animais ameaçados de extinção. Não se sabe ao certo quão abundante é a a espécie, que vem sofrendo com a destruição das florestas e a sua captura para virar animal de estimação.

A maior espécie de tamanduá existente é o tamanduá-bandeira, que pode pesar 50 kg e medir até 2 metros, contando a cauda, e está ameaçada de extinção, segundo o Ibama.

Fonte: Globo Natureza

Deixe um comentário