IPEVS

Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Saúde da Fiocruz tem seleção 2011

O programa de pós-graduação em Biodiversidade e Saúde objetiva a formação de mestres e doutores.
Eles atuarão em pesquisa e docência sobre a biodiversidade e sobre os problemas de saúde humana decorrentes das alterações nos ambientes naturais ou devidas à ação antrópica.
Esses profissionais poderão atuar no desenvolvimento de projetos de pesquisa básica e aplicada que envolvam a taxonomia com identificação, classificação, caracterização morfológica, fisiológica, bioquímica e/ou molecular, etológica, filogenética e biogeográfica dos organismos biológicos e suas relações com a saúde humana e o ambiente.

O curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz destina-se a portadores de diploma de graduação de duração plena reconhecido pelo MEC. O curso de doutorado destina-se a portadores de diploma de curso de mestrado acadêmico, com pelo menos um artigo científico publicado ou aceito para publicação em revista indexada como primeiro autor ou autor correspondente.

Áreas de concentração e linhas de pesquisa:

Taxonomia e sistemática: contempla em cinco linhas de pesquisa, diferentes questões em taxonomia e sistemática, incluindo filogenia, estudo de populações, filogeografia e temas associados, sobre grupos de organismos envolvidos direta ou indiretamente com a saúde humana, animal ou ambiental

Saúde ambiental e humana: contempla em quatro linhas de pesquisa, estudos das relações entre ambiente e saúde e as resultantes da degradação ambiental, envolvendo diferentes grupos de organismos relacionados com a saúde humana e ambiental.

Período de inscrição: de 28 de março a 6 de abril de 2011. A inscrição será realizada on line por meio da Plataforma Siga no endereço eletrônico: www.sigass.fiocruz.br

Serão oferecidas até 10 vagas para mestrado e 10 para o doutorado.

Etapas do processo seletivo:

Mestrado Acadêmico

Prova objetiva de múltipla escolha com 30 questões de conhecimentos gerais sobre as áreas de concentração do programa: Taxonomia e sistemática e Saúde ambiental e humana;

Prova escrita consiste de perguntas, baseadas em dois artigos científicos redigidos em inglês; Entrevista e análise de currículo.

Doutorado

Avaliação do projeto de tese; Avaliação de currículo; Entrevista com apresentação oral e defesa do projeto de tese.

(Instituto Oswaldo Cruz)

Deixe um comentário