IPEVS

Fórum da Agenda 21 reúne empresários paranaenses

O Fórum Permanente da Agenda XXI realizou na última quinta-feira (21), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), a 30ª reunião bimestral e que teve como foco as ações da Agenda XXI empresarial. O Fórum, desde o início do ano, intensifica seus esforços para implementar uma política de conscientização do setor empresarial em torno da sua Agenda 21. Para tanto, criou um Grupo de Trabalho (GT) específico para o tema.

De acordo com o Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a Agenda 21 é um plano de ação global que determina novos valores, princípios e novas atitudes no cotidiano. Propostas que devemos utilizar como padrão de desenvolvimento para o século XXI.

A proposta do encontro foi debater e apresentar as ‘Boas Práticas Empresariais’ desenvolvidas no Paraná. Assuntos relacionados à tecnologia limpa, padrões de produção, manejo e destinação de resíduos sólidos fizeram parte das propostas, assim como a importância de investimentos na produção científica de projetos relacionados ao comércio.
Empresários paranaenses de diversos segmentos e que desenvolvem ações voltadas à responsabilidade social participaram da reunião. Entre eles, representantes da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi – instalada há 15 anos na região de Toledo e que se consolidou no sul do país com a fabricação de medicamentos genéricos, o Grupo Wilson Picler e o Instituto Fraternidade, que apresenta um conceito novo de transformar Resíduo Orgânico em pó ou ração para a Fauna Marinha.

As formas de energias renováveis foram apresentadas aos empresários pelo professor José Soares Coutinho Filho, da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Coutinho destacou o projeto da Emater no qual um biodigestor seria utilizado para a geração de energia e adubos para as pequenas hortas. Segundo ele, o projeto, que tem como foco as grandes propriedades rurais, poderia ser adaptado para as pequenas e médias propriedades.

Em 2004, o governo do Paraná criou o Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná, dando oportunidade a que a sociedade civil organizada contribuísse efetivamente na implantação dos princípios desse protocolo de vida e novas atitudes no Paraná. Atualmente, o Fórum é composto por 83 instituições – 25 representando o governo do Estado e outras 58 representando a sociedade civil.

AGENDA 21 EMPRESARIAL – No início do ano, a Agenda 21 Empresarial criou um GT bipartite (Governo e Industria) para aprofundar e integrar os setores.

AGENDA 21 – Promover o desenvolvimento sustentável. Esta é a principal meta da Agenda XXI, documento criado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), que aconteceu em 1992, na cidade do Rio de Janeiro. Este documento foi assinado por 179 governos, que se comprometeram a adotar as medidas da agenda. A partir disto, foi criada a Agenda 21 Brasileira, a Agenda 21 Paraná e as Agendas 21 Locais, que podem ser de regiões, municípios ou até mesmo de bairros.

Nestas agendas locais, os moradores das regiões em que estão situadas discutem como eles podem promover o desenvolvimento sustentável na localidade. Esta divisão em regiões menores foi feita para ampliar a discussão sobre a Agenda 21, que tem esse nome por causa da preocupação com o futuro, com o século XXI.

Deixe um comentário