IPEVS

IPEVS inicia mês de Agosto com resgates

O mês de Agosto começou com muito trabalho para equipe do IPEVS. Logo no primeiro dia do mês, dois resgates foram realizados pelos profissionais do instituto.

Exemplar de gato do mato pequeno translocado pela equipe do IPEVS (Foto: Rafael Haddad)
Exemplar de gato do mato pequeno translocado pela equipe do IPEVS (Foto: Rafael Haddad)

Acionada pelo caseiro do Sítio Santa Amélia, localizado na Água do Veado em Cornélio Procópio, a equipe do IPEVS foi verificar a captura, através de armadilha, de um suposto “filhote de jaguatirica” que estava comendo frangos na propriedade. Chegando ao local, Rafael Haddad e Renata Alfredo, se depararam com um felino da espécie Leopardus tigrinus conhecido popularmente como gato do mato pequeno. Através do uso de equipamentos de captura e contenção o animal foi transferido para uma caixa de transporte e levado do local, após exame clínico visual e constatação da saúde do gato do mato, o mesmo foi translocado para uma uma área de mata afastada, indicada pela chefia do IAP, e ganhou novamente a liberdade.

Macho de Didelphis albiventris ou Gambá de Orelha Branca, espécie que desenvolveu hábitos sinantrópicos. (Foto: Rafael Haddad)
Macho de Didelphis albiventris ou Gambá de Orelha Branca, espécie que desenvolveu hábitos sinantrópicos. (Foto: Rafael Haddad)

Poucos minutos após o retorno, a equipe recebeu outra ligação, agora do Corpo de Bombeiros, que relatava a presença de um gambá em uma residência do Jardim Vitória Régia. Imediatamente a equipe se deslocou até o local e constatou a presença de um indivíduo macho de Didelphis albiventris popularmente conhecido como Gambá ou Raposinha. O animal foi resgatado do local, e após exame clínico, foi translocado para uma outra área de vegetação preservada fora da zona urbana.

O aparecimento de animais silvestres próximos a residências é reflexo da diminuição das áreas naturais como as florestas. Os predadores se adaptaram para abater presas domésticas, mais mansas e que ficam normalmente confinadas. Já outros animais aproximam-se das cidades atrás de restos de alimentos humanos e de insetos que vivem em meio aos resíduos.

Caso você identifique a presença de um animal silvestre em sua residência entre em contato com órgãos especializados como o IBAMA, a Polícia Florestal e o IAP, ou contate instituições como o Corpo de Bombeiros e a equipe do IPEVS (atendemos somente em nossa região).

Fonte: Ascom do IPEVS

Deixe um comentário