IPEVS

Jaguatirica sobrevive a atropelamento em Caxias do Sul

O filhote foi salvo por um motorista no final de semana.
Equipe do zoo de Caxias do Sul (RS) examinou o animal.

A jaguatirica fêmea resgatado no sábado (17), no Rio Grande do Sul, está livre de fraturas. O animal foi atropelado na rodovia que liga Caxias do Sul ao litoral do estado. Resgatado por um motorista o animal foi levado para o zoológico da cidade.

O animal teve uma lesão muscular pelo trauma da pancada, mas apesar da dificuldade para apoiar uma das patas, não sofreu nenhum traumatismo. A jaguatirica foi sedada e examinada pelos veterinários do zoológico nesta desta segunda-feira (19).

A jaguatirica deve permanecer em observação por pelo menos mais uma semana. A fêmea resgatada é adulta e pesa 8,7 quilos. O bicho será tratado e, se apresentar condições, será solto na natureza.

A espécie é encontrada em todo o Brasil, mas no Sul do país é considerada ameaçada pela perda de habitat por causa do desmatamento.

Jaguatirica foi sedada para exame no Zoológico da Universidade de Caxias do Sul (Foto: Roni Rigon/Agência RBS)
Jaguatirica foi sedada para exame no zoológico da Universidade de Caxias do Sul (Foto: Roni Rigon/Agência RBS)

 

Fonte: Globo Natureza, São Paulo

Deixe um comentário