A lontra Lontra longicaudis é um animal carnívoro de hábito semi-aquático e solitário, cuja distribuição se estende do México ao Uruguai. No Brasil, a espécie é encontrada nos biomas Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, habitando sistemas aquáticos como rios e lagos.
Alimenta-se basicamente de peixes, porém moluscos, crustáceos e insetos também compõem sua dieta. Quando está caçando tem por hábito pegar o alimento e comer na beira do rio. Espécie de hábito solitário, os machos juntam-se as fêmeas apenas nos períodos reprodutivos, a lontra é um animal de hábito crepuscular/noturno e está inclusa na categoria de Vulnerável no Livro Vermelho da Fauna Ameaçada do Estado do Paraná.
No dia 22 de setembro de 2011, o IPEVS realizou o resgate de um exemplar desta espécie em uma propriedade rural próximo a cidade de Cornélio Procópio- PR. Acionada pelo senhor Antônio Silva a equipe do IPEVS prontamente dirigiu-se até o local, o qual o animal encontrava-se em uma gaiola. Segundo o proprietário do sítio, este notou que os cachorros estavam agitados, e chegando próximo para verificar se deparou com a lontra. O mesmo relatou que vários animais são encontrados em sua propriedade, porém esta espécie ela ainda não havia observado naquela região.

Segundo o Médico Veterinário e Biólogo Rafael Haddad, a lontra provavelmente habitava represas da região e como a espécie percorre grandes áreas foi avistada na propriedade no percurso de procura de novos ambiente aquático.
A lontra recebeu atendimento médico veterinário e foi encaminhada para soltura numa ação conjunta entre IPEVS e IAP. Segundo Devanil José Bonni, Chefe Regional do IAP, é a primeira vez que a entidade realiza a translocação desta espécie na região.


Fonte: Ascom IPEVS